Estudantes canhotos poderão ter carteiras em todas as escolas públicas



Os estudantes canhotos - que representam aproximadamente 10% do total dos alunos brasileiros - poderão ter direito a carteiras escolares adequadas a suas necessidades em todas as salas de aula da rede escolar pública. A medida consta do Projeto de Lei 305/08, de autoria do senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que recebeu, nesta terça-feira (14), parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

As escolas brasileiras ainda possuem um "número insignificante" de carteiras destinadas a alunos que escrevem com a mão esquerda, segundo observou, durante a reunião, o relator do projeto, senador Augusto Botelho (PT-RR), ele próprio pai de dois canhotos, como relatou. Na sua opinião, a aprovação da proposta ajudará a escola a se tornar "mais democrática e igual", por garantir as mesmas condições a canhotos e destros.

Durante o debate, o presidente da CE, senador Flávio Arns (PT-PR), apoiou a iniciativa, mas criticou o uso de carteiras que permitem escrever com apenas uma das mãos - e não de mesas, mais confortáveis - pelos alunos do ensino fundamental. A mesma ressalva foi feita pelo senador Paulo Paim (PT-RS). O projeto será ainda apreciado, em decisão terminativa, pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Homenagens

Três projetos de lei provenientes da Câmara dos Deputados receberam igualmente parecer favorável da CE. O PLC 38/08, que teve como relatora a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), denomina Dr. Weimar Gonçalves Torres o prédio que abriga o fórum eleitoral da comarca de Ponta Porã (MS). O PLC 53/08, cuja relatora foi igualmente Marisa Serrano, denomina Hospital Universitário Dr. Antônio Alves Duarte o hospital da Universidade Federal da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul. E o PLC 140/08, que teve como relator o senador Romeu Tuma (PTB-SP), institui a data de 13 de maio como o Dia do Policial Militar.

Por recomendação do relator, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), foi declarada a prejudicialidade do Projeto de Lei da Câmara 125/08, que instituiria o Dia Nacional da Imigração Italiana. Em seu voto, Zambiasi recordou que já foi sancionada, no ano passado, uma lei com o mesmo objetivo, a partir de projeto do senador Gerson Camata (PMDB-ES).

A CE aprovou ainda dois requerimentos. O primeiro, de autoria da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), inclui a participação da CE em audiência pública conjunta com diversas outras comissões, a respeito da necessidade de se compatibilizar o agronegócio com a proteção ambiental. Requerimento semelhante já havia sido aprovado, momentos antes, pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

Ao defender seu requerimento na reunião da CE, Kátia Abreu observou que o tema vem preocupando produtores rurais "do Oiapoque ao Chuí". O requerimento recebeu apoio dos senadores Romeu Tuma (PTB-SP), Marisa Serrano, Álvaro Dias (PSDB-PR), Rosalba Ciarlini (DEM-RN) e Paulo Paim.

O outro requerimento aprovado, de autoria do senador Marconi Perillo, prevê a realização de audiência pública a respeito de exame realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), conhecido como Exame de Ordem.



14/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Estudantes canhotos poderão ter acesso facilitado a carteiras adaptadas

Escolas poderão vir a oferecer carteiras escolares em número suficiente a todos os alunos canhotos

Estudantes de escolas públicas poderão receber tablets

Marco Maciel pede carteiras escolares para canhotos

CE aprova projeto que assegura carteiras para alunos canhotos

Projeto que assegura carteiras para alunos canhotos deve ser votado na CE