Marco Maciel pede carteiras escolares para canhotos



Ao assinalar a passagem, nesta quarta-feira (13), do Dia do Canhoto, o senador Marco Maciel (DEM-PE) pediu que as escolas do país tenham carteiras para estudantes que escrevem com a mão esquerda. O parlamentar solicitou aos chefes do Poder Executivo, nos âmbitos municipal, estadual e federal, assim como aos seus secretários de Educação, que "procurem suprir essas deficiências".

O senador contou que recebe muitas solicitações, encaminhadas por todo o país, para que as salas de aula disponham também de carteiras com apoio para o braço esquerdo. Em sua avaliação, essa providência não representará custo adicional para os cofres públicos.

Ao enfatizar ser ele próprio um canhoto e observar que, devido ao fato de sua mãe não aceitar seu canhotismo, escreve também com a mão direita, configurando-se um ambidestro -, Marco Maciel disse fazer parte de "uma minoria esquecida" até mesmo pela Constituição de 1988. Ele se referia ao fato de a Carta Magna ter sido "altamente inovadora" ao definir direitos de adolescentes, idosos, índios e outras parcelas da população.

- Os canhotos também são filhos de Deus - brincou.

Marco Maciel informou que os canhotos representam cerca de 5% da população do Brasil e do mundo, mas, de acordo com ele, há países em que esse índice chega a 15%.



13/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Escolas poderão vir a oferecer carteiras escolares em número suficiente a todos os alunos canhotos

CE aprova projeto que assegura carteiras para alunos canhotos

Projeto que assegura carteiras para alunos canhotos deve ser votado na CE

Estudantes canhotos poderão ter acesso facilitado a carteiras adaptadas

Estudantes canhotos poderão ter carteiras em todas as escolas públicas

Marco Maciel pede recursos da União para BR-232