Projeto que assegura carteiras para alunos canhotos deve ser votado na CE



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) examina, nesta terça-feira, a partir das 11 horas, projeto do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) que autoriza o governo federal, os estados e os municípios a instalarem, em todas as salas de aula da rede pública, carteiras escolares para alunos canhotos.

Com parecer favorável do senador Augusto Botelho (PT-RR), a proposta determina que sejam instaladas carteiras em número suficiente para atender todos os alunos canhotos. Ao justificar a proposta, Marconi Perillo afirmou que o projeto se ampara na constatação de que há insuficiência, nas escolas brasileiras, de cadeiras adequadas a alunos mais hábeis com a mão esquerda.

O senador por Goiás argumenta, na justificação da matéria, que uma das dificuldades mais expressas pelos canhotos é a ausência de carteira escolar fabricada para canhotos. A situação, segundo o senador, é um reflexo da época em que se costumava forçar as crianças a usar sempre a mão direita para escrever, desenhar ou pintar, visto que os canhotos eram vistos como exceção.

Atualmente, observa o parlamentar, a situação se alterou. "Hoje, entende-se que a preferência lateral da criança precisa ser respeitada, porque interferir nesse campo significa contraditar a organização do cérebro infantil. Basta dizer que a lateralização, ou o uso predominante de um dos lados do corpo, ocorre entre os três e os seis anos de idade. Ela é um dos resultados do amadurecimento do cérebro, uma parte integrante do processo de crescimento", argumenta o autor do texto.

Alfabetização

Também consta da pauta da CE, entre outros itens, proposta (PLS 03/08) do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) autorizando o Executivo a promover a criação do Programa Universitário de Apoio à Alfabetização de Jovens e Adultos. De acordo com a proposta, todo aluno universitário beneficiado com recursos da União deverá, durante pelo menos um semestre, desenvolver atividades vinculadas à alfabetização de adultos.

Segundo o projeto, os recursos para a execução do programa devem ser definidos no Orçamento da União. A proposta veda qualquer transferência de recursos federais para entidades universitárias que deixarem de criar programas de alfabetização de adultos destinados ao envolvimento de seus alunos.

13/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE aprova projeto que assegura carteiras para alunos canhotos

Escolas poderão vir a oferecer carteiras escolares em número suficiente a todos os alunos canhotos

Marco Maciel pede carteiras escolares para canhotos

Estudantes canhotos poderão ter acesso facilitado a carteiras adaptadas

Estudantes canhotos poderão ter carteiras em todas as escolas públicas

Projeto que assegura estacionamento gratuito em shopping será votado na próxima terça