Estudantes da educação básica com dislexia poderão ter acompanhamento
Aguarda recebimento de emendas na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) o projeto de lei do Senado (PLS 402/08) que atribui ao poder público o dever de capacitar educadores, psicólogos, psicopedagogos e médicos para o diagnóstico e o tratamento de estudantes da educação básica com dislexia.
A proposta, de autoria do senador Gerson Camata (PMDB-ES), assegura aos alunos disléxicos o acesso a recursos didáticos adequados ao desenvolvimento de sua aprendizagem, como também garante aos professores cursos para a identificação e acompanhamento da dislexia, a fim de facilitar o trabalho da equipe multidisciplinar.
A dislexia é uma disfunção neurológica que afeta a aprendizagem na área da leitura e da escrita, apesar de não ser considerada doença, mas uma dificuldade em reproduzir, associar e ordenar fonemas e letras. Em razão dessa dificuldade, a criança com dislexia tende a frustrar-se e desenvolver problemas emocionais.
Por esses motivos, justifica o autor do projeto, a dislexia demanda, após o devido diagnóstico, acompanhamento dos alunos disléxicos por profissionais especializados a serem capacitados pelo poder público. No entanto, segundo Camata, não há necessidade de atendimento desses alunos em classes separadas.
A matéria ainda será analisada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), cabendo a esse colegiado a decisão terminativa.
05/11/2008
Agência Senado
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