Estudantes da educação básica com dislexia poderão ter acompanhamento



Aguarda recebimento de emendas na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) o projeto de lei do Senado (PLS 402/08) que atribui ao poder público o dever de capacitar educadores, psicólogos, psicopedagogos e médicos para o diagnóstico e o tratamento de estudantes da educação básica com dislexia.

A proposta, de autoria do senador Gerson Camata (PMDB-ES), assegura aos alunos disléxicos o acesso a recursos didáticos adequados ao desenvolvimento de sua aprendizagem, como também garante aos professores cursos para a identificação e acompanhamento da dislexia, a fim de facilitar o trabalho da equipe multidisciplinar.

A dislexia é uma disfunção neurológica que afeta a aprendizagem na área da leitura e da escrita, apesar de não ser considerada doença, mas uma dificuldade em reproduzir, associar e ordenar fonemas e letras. Em razão dessa dificuldade, a criança com dislexia tende a frustrar-se e desenvolver problemas emocionais.

Por esses motivos, justifica o autor do projeto, a dislexia demanda, após o devido diagnóstico, acompanhamento dos alunos disléxicos por profissionais especializados a serem capacitados pelo poder público. No entanto, segundo Camata, não há necessidade de atendimento desses alunos em classes separadas.

A matéria ainda será analisada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), cabendo a esse colegiado a decisão terminativa.



05/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio também sugere programa de diagnóstico e tratamento da dislexia em estudantes da educação básica

Escolas de educação básica poderão ser obrigadas a exibir filmes nacionais

Saúde infantil e educação básica poderão ter recursos do fundo social do pré-sal

Música e Artes Cênicas e Plásticas poderão ser disciplinas obrigatórias na educação básica

Bolsa Família registra acompanhamento recorde de 90,8% de estudantes

Estudantes do Prouni poderão trocar de curso