Estudantes do Ciência Sem Fronteiras poderão estagiar em empresas americanas



Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e governo americano mobilizarão empresas para receberem brasileiros

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) vai fechar uma parceria com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos (DOC) para que estudantes brasileiros que participam do programa Ciência Sem Fronteiras possam estagiar em empresas americanas durante o intercâmbio.

De acordo com a Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil), 40 empresas americanas com filiais no Brasil já declararam interesse de participar do projeto. A Secretaria de Inovação do MDIC, em parceria com o Departamento de Comércio dos EUA, mobilizará mais empresas americanas a receberem estudantes do Brasil.

“Estamos facilitando e ampliando o acesso de estudantes brasileiros ao ambiente de inovação empresarial americano”, destaca o secretário Nelson Fujimoto, ao lembrar que o programa Ciência Sem Fronteiras prevê que os estudantes selecionados estudem 12 meses nos exterior, sendo três deles dedicados exclusivamente a um estágio.

“Queremos que esses estudantes façam o estágio nessas empresas que têm filiais no Brasil, com dois objetivos: eles trarão de volta ao Brasil o know-how apreendido nesse período e terão maior potencial de inserção no mercado de trabalho – seja na própria filial, seja em outra empresa brasileira – por já terem vivenciado o ambiente corporativo. Vale o mesmo para os pesquisadores. Pelas mesmas razões, queremos que eles desenvolvam suas pesquisas em laboratórios de empresas americanas que também tenham presença no Brasil”, acrescenta.

Universidades

A partir de sábado (1º), acontece o 10º Circuito Sul Americano de Feiras Education USA, começando por Brasília. A feira é promovida pela EducationUSA, rede de centros de orientação para estudos nos EUA coordenados pelo Bureau of Educational and Cultural Affairs (ECA), órgão oficial americano.

Estudantes poderão conhecer várias opções de cursos de graduação, pós-graduação, inglês intensivo, extensão e curta duração nos Estados Unidos, obter informações sobre financiamentos, bolsas de estudos, processos de admissão, vida acadêmica e obtenção de vistos para estudantes.

Depois de Brasília, a feira segue para São Paulo na segunda-feira (3), Rio de Janeiro na quarta-feira (5). Saiba mais detalhes sobre o evento no site da embaixada dos EUA.

Diálogo Comercial Brasil – Estados Unidos

Em sua nona edição, o Diálogo Comercial Brasil – Estados Unidos, promovido pelo governo brasileiro, é composto por quatro grupos temáticos. O grupo de facilitação de comércio discute parcerias nas áreas de estatística, movimentação de bens e pessoas, e experiências no campo de energia sustentável. O grupo de serviços debate tópicos relacionados à certificação do comércio varejista, educação, entretenimento, entre outros.

Propriedade intelectual é tema de um terceiro grupo técnico com ênfase em tecnologias sustentáveis e tecnologia da informação. Na área de padronização, um grupo de trabalho discute temas como certificação e rotulagem em construções, biocombustíveis, metrologia elétrica, além de outros.

Para a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Lacerda Prazeres, que coordena o Diálogo Comercial, a oportunidade de brasileiros estagiarem em empresas americanas surte efeitos para além da área educacional. “São profissionais que serão formados no ambiente de intercâmbio comercial e econômico que existe entre os dois países e, evidentemente, a nossa relação será fortalecida como consequência deste processo”, disse.

Leia mais:

Financiamento em inovação no Brasil pode crescer 40% este ano

Aplicativo premiado nos EUA é de autoria de bolsista do Ciência sem Fronteiras

Acordo de cooperação no valor de R$ 2 milhões financiará pesquisa na área de ciências

 

Fonte:
MDIC
Embaixada dos EUA no Brasil



31/08/2012 19:32


Artigos Relacionados


Estudantes do Ciência sem Fronteiras narram experiências internacionais

Estudantes do Ciência sem Fronteiras conquistam terceiro lugar em competição nos EUA

Ciência sem Fronteiras vai levar 20 mil estudantes ao exterior ainda este ano, diz presidenta

Ciência Sem Fronteiras seleciona estudantes de doutorado para universidades da Inglaterra

Capes estende o prazo para que estudantes possam concorrer a bolsa do Ciência sem Fronteiras

Nova ferramenta incentiva empresas parceiras do Ciência sem Fronteiras