Ciência sem Fronteiras vai levar 20 mil estudantes ao exterior ainda este ano, diz presidenta



A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (23) que o programa Ciência sem Fronteiras deve levar, ainda este ano, 20 mil estudantes ao exterior para cursos de graduação, doutorado e pós-doutorado. O programa está com inscrições abertas até a próxima segunda (30), com bolsas de estudo em países como o Canadá, a Bélgica, Portugal e a Espanha. A meta do governo é selecionar 101 mil estudantes até 2014.

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma avaliou o Ciência sem Fronteiras como uma das iniciativas mais importantes do governo. Ela lembrou que os estudantes selecionados terão contato com o que há de mais avançado em ciência e tecnologia. Os cursos escolhidos devem ser nas áreas de ciências exatas, ciências médicas, ciência da computação e engenharia.

“Quando esses estudantes voltarem, vão trazer conhecimento para aplicar aqui no Brasil e vão ajudar a nossa indústria e o governo a fazer tecnologias novas e a provocar processos de inovação dentro das empresas”, disse.

Segundo Dilma, o País já conta com quase 3.700 estudantes no exterior iniciando os cursos. Até o fim de abril, a meta é selecionar 10.300 bolsistas e, até junho, mais seis mil bolsistas, totalizando 20 mil alunos beneficiados.

A presidenta explicou que, para ser escolhido, o estudante deve conseguir mais de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma premiação nas chamadas olimpíadas do conhecimento também pode ajudar a garantir uma vaga. É necessário ainda falar o idioma do país e ter boas notas, já que as universidades estrangeiras têm um processo interno de seleção bastante rigoroso.

“O critério de escolha do Ciência sem Fronteiras é o do mérito, que leva em conta o desempenho e o esforço do estudante. Com isso, estamos abrindo oportunidade a todos, inclusive para aqueles alunos de famílias pobres e que jamais conseguiriam pagar os custos de estudar no exterior”, concluiu.

Ouça aqui o programa de rádio Café com a Presidenta.

 

Fonte:
Agência Brasil



23/04/2012 12:08


Artigos Relacionados


Café com a Presidenta: Ciência sem Fronteiras reabre em outubro

Ciência sem Fronteiras vai conceder 20 mil bolsas este ano

Artigo do Ciência sem Fronteiras se destaca no exterior

Programa Ciência sem Fronteiras permite que Brasil inove e absorva tecnologia, diz presidenta

Estudantes do Ciência sem Fronteiras narram experiências internacionais

Balanço do Ciência Sem Fronteiras: 36,1 mil inscrições a bolsas de estudo no exterior