Estudantes poderão ter direito a exames anuais de saúde



Projeto de lei da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) que autoriza o Executivo a realizar exames anuais de saúde em alunos da rede pública e privada está na pauta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e poderá ser aprovado nesta terça-feira (15). A proposta, que recebeu parecer favorável do senador Raimundo Colombo (DEM-SC), será votado pela comissão em decisão terminativa.

De acordo com a proposta (PLS 70/08), os exames deverão incluir, no mínimo, avaliações de saúde bucal, nutricional e de acuidade visual e auditiva, e serão realizados em parceria com o Serviço Único de Saúde (SUS). Para estimular as consultas, a senadora sugere também que seja realizada a Semana Nacional da Saúde na Escola, na primeira semana do mês de agosto.

Também consta da pauta da CAS projeto da Câmara (PLC 81/04) que define prioridades para a destinação de alimentos apreendidos. A proposta determina que, se os alimentos, apesar das adulterações que resultaram em sua apreensão, apresentarem condições apropriadas ao consumo humano, serão destinados prioritariamente aos programas de segurança alimentar e combate à fome. Pela proposta, cabe ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento observar essa prioridade.

Consta ainda da pauta da comissão e poderá ser aprovado projeto da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) que visa tornar obrigatória a existência de contratos escritos entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços, como médicos autônomos, clínicas médicas, hospitais e laboratórios (PLS 276/04). Também em análise proposta de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que regulamenta a profissão de diarista (PLS 160/09).

A reunião da CAS está marcada para as 9 horas, na sala 9 da ala Alexandre Costa. 



14/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crianças poderão ter direito a exames para detectar deficiência auditiva

Cartórios poderão ter de informar lucros anuais

Relatórios Anuais de Lavra poderão ser enviados pela internet

240 mil estudantes se inscreveram para exames

Exames preventivos poderão ser oferecidos em escolas públicas

Exames de proficiência para médicos e dentistas poderão ser seriados