Estudo mostra que pobreza no País caiu 55% em uma década
Brasil, em dez anos, reduziu a desigualdade social, fato que não ocorria desde 1960
Em uma década, as linhas de pobreza e extrema pobreza no Brasil caíram mais de 55%. Os números representam que o Brasil cumpriu a meta do milênio, que era fazer isso em 25 anos. A afirmação foi feita pelo presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Néri. Ele apresentou o relatório “A Década Inclusiva (2001-2011): Desigualdade, Pobreza e Políticas de Renda”, feito a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2011 (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o relatório, durante a última década, o Brasil reduziu a desigualdade social, fato que não ocorria de forma contínua e não chegava a índices tão baixos desde 1960, quando a série histórica começou a ser construída. “Este é o menor nível de desigualdade da história documentada, embora o Brasil ainda seja desigual”, enfatizou Néri.
O Índice Gini, que mede a desigualdade, chegou a 0,527 em 2011 – quanto mais próximo de 0, menos desigual é um país. Em 2001, o Índice Gini do País era 0,61 e, em 1960, era 0,535.
Para o presidente do Ipea as políticas públicas brasileiras foram muito importantes para este bom desempenho. Ele lembra que, quando houve a crise dos alimentos em 2007, com aumento dos preços das commodities, o governo federal reajustou o valor do Bolsa Família, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para garantir a alimentação. Outro exemplo importante citado por ele foi a ação Brasil Carinhoso, lançada em maio, que já está sendo paga e vem reduzindo ainda mais a extrema pobreza.
Ele ressaltou a efetividade do Bolsa Família para a redução da desigualdade. “Cada real que você gasta com o Bolsa Família reduz a desigualdade 350% mais que cada real que você gasta com Previdência”. A avaliação do Ipea é que se todos os recursos gastos com a Previdência Social na década fossem para o programa, a desigualdade teria caído 129%.
A pesquisa completa pode ser acessada na página eletrônica do IBGE
Leia mais:
Pesquisa revela números da economia brasileira com base nos domicílios
Mais recursos para aprimoramento do programa Bolsa Família são liberados
Guia orienta municípios para inclusão de comunidades tradicionais em programas sociais
País já é referência em políticas sociais para o desenvolvimento
Fonte:
26/09/2012 14:52
Artigos Relacionados
Consumo de eletricidade vai crescer 4,5% ao ano na próxima década, mostra estudo
Uso do transporte público caiu 30% na última década
Jucá elogia trabalho da Funasa e diz que mortalidade infantil caiu 38% na última década
Ideli comenta estudo da FGV que aponta redução da pobreza no país
Ipea apresenta estudo sobre pobreza e miséria no País nesta terça
Ideli destaca estudo que aponta redução da pobreza no país, apesar da crise