Jucá elogia trabalho da Funasa e diz que mortalidade infantil caiu 38% na última década



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) elogiou o trabalho realizado, ao longo dos últimos anos, pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e informou que a taxa de mortalidade infantil caiu 38% no decorrer da década passada, superando as próprias metas fixadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Diminuir o número de crianças que morrem antes de completar um ano de vida, conforme observou Romero Jucá, não foi um fato isolado, mas, segundo ele, reflexo da política que o Ministério da Saúde promoveu desde 1995, no início do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

No campo da epidemiologia e controle de doenças, a Funasa, informou o senador, promoveu iniciativas fundamentais para a melhoria do setor, com destaque para a eliminação do sarampo, do tétano neonatal e de casos de cólera. Jucá também enalteceu outras ações da Funasa, como a implantação de diversas campanhas de vacinação e redução da ocorrência da malária e da raiva humana.

Quanto às ações de saneamento levadas à frente pela Fundação Nacional de Saúde, Romero Jucá informou que, a partir do ano 2000, a entidade direcionou a aplicação dos recursos financeiros em municípios e localidades que apresentassem indicadores epidemiológicos relacionados a doenças de veiculação hídrica, "contribuindo, dessa forma, para a redução da mortalidade proporcional por diarréia e da transmissão da esquistossomose, cólera, tracoma e febre tifóide".

- Como se vê, há um trabalho em andamento, desenvolvido pela Funasa em prol da saúde no país, apesar das profundas deficiências que ainda atingem o setor. Mas é bom que nos lembremos da necessidade de não desprezar o caminho já percorrido e as conquistas já feitas, para que se possa avançar ainda mais em direção às metas pretendidas - concluiu Romero Jucá.



25/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Uso do transporte público caiu 30% na última década

Rotatividade do mercado de trabalho cresceu 8,7 pontos percentuais na última década

Fátima Cleide exalta trabalho de Zilda Arns pela redução da mortalidade infantil

Estudo mostra que pobreza no País caiu 55% em uma década

Jucá lê manifesto de menina contra trabalho infantil

EMÍLIA ELOGIA AÇÃO DA CPI DO TRABALHO INFANTIL