Estudo poderá ajudar a reduzir a pena de condenados



A dedicação ao estudo poderá reduzir a pena de condenados que se encontrem em regime fechado ou semi-aberto, de acordo com o Projeto de Lei do Senado 265/06, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que recebeu nesta terça-feira (10) parecer favorável da Comissão de Educação (CE) - da qual o senador é presidente. A proposta será ainda examinada, em decisão terminativa, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

VEJA MAIS

De acordo com o projeto, serão reduzidos dois dias de pena para cada cinco dias de estudo. Segundo emenda apresentada pelo relator da matéria, senador Wilson Matos (PSDB-PR), a remição da pena pelo estudo "dependerá de comprovação de freqüência, quando exigida, e de aproveitamento no curso em que o preso estiver matriculado".

Também recebeu parecer favorável da CE o Projeto de Lei da Câmara 93/06, que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para tornar explícita a obrigatoriedade da conclusão do ensino médio ou equivalente para os candidatos aos cursos seqüenciais da educação superior. Para a relatora, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), esta será uma forma de "fechar brechas" na atual legislação.

A comissão aprovou igualmente parecer favorável ao Projeto de Lei do Senado 310/06, do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que altera o Código Civil para ampliar o rol de atividades que podem ser desenvolvidas por fundações. Entre as atividades, segundo redação elaborada pelo relator, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), estão as de cultura, educação, saúde e preservação do meio ambiente. O projeto será analisado em decisão terminativa pela CCJ.

Em decisão terminativa, a CE aprovou o PLS 131/05, do então senador Francisco Pereira, que obriga as bibliotecas públicas a dispor de versão completa, em braile, da Bíblia. O relator foi o senador Wilson Matos. Igualmente em decisão terminativa, foi aprovado o PLS 218/07, do senador Expedito Júnior (PR-RO), que inscreve o nome do Marechal Rondon no Livro dos Heróis da Pátria. O relator foi o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Foi ainda aprovado em turno suplementar o PLS 27/07, do senador Geraldo Mesquita Junior (PMDB-AC), que denomina Euclides da Cunha o trecho da rodovia BR-364 no estado do Acre. O texto aprovado foi substitutivo do relator, senador Neuto de Conto (PMDB-SC).

A comissão aprovou também o Projeto de Resolução 7/07, de autoria de Cristovam Buarque, que altera o nome da CE para Comissão de Educação, Cultura e Desporto. O relator ad hoc do projeto, senador Marco Maciel (DEM-PE), solicitou urgência para votação da matéria em Plenário. Finalmente, foram aprovados requerimentos para a realização de audiências públicas sobre a regionalização da produção de programas de rádio e televisão - sugerida pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) - e as causas do aumento do trabalho infantil, esta por iniciativa dos senadores Geraldo Mesquita, Papaléo Paes (PSDB-AC), Cristovam Buarque e Lúcia Vânia (PSDB-GO).



10/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Condenados poderão reduzir pena pelo estudo

Estudo poderá resultar em redução de pena para condenado

SENADO NÃO VAI REDUZIR PENA DE CRIME HEDIONDO, GARANTE ACM

Uso precoce de antirretrovirais vai ajudar a reduzir o risco de transmissão do HIV

Educação deve ajudar a reduzir desigualdade de renda

Presos poderão abater dia de pena com 12 horas de estudo