Valter Pereira garante que país pode aumentar oferta de alimentos e reduzir importação do trigo



O senador Valter Pereira (PMDB-MS) criticou os produtores agrícolas dos países ricos - que subsidiam sua agricultura - pelo lobby que vêm desenvolvendo junto a entidades internacionais como a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), visando a coibir a produção de biocombustíveis no Brasil para não comprometer a oferta de alimentos no planeta.

- Nas discussões travadas sobre o assunto, o que não tem faltado é acusação aos biocombustíveis como vilões da história. Para muitos, a área agricultável estaria deixando de priorizar alimentos, forçando a escalada preços. Apoio o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem promovido um respeitável enfrentamento contra esse poderoso lobby, feito por quem não tem condições de concorrer com a agricultura brasileira - afirmou o parlamentar.

Na avaliação de Valter Pereira, o movimento internacional contra a produção de biocombustíveis também parte das nações produtoras de petróleo, cujos derivados encarecem os insumos da agricultura, levando o setor a aferir margens de lucro agora ameaçadas pela alternativa de energia limpa do etanol e do biodiesel.

- Da mesma forma o presidente tem agido com indiferença às pressões desses países, que também abrigam cartéis de fertilizantes (derivados de petróleo) no Brasil, setor onde o governo deveria agir com mais rigor - disse.

Trigo

Nesse quadro, Valter Pereira disse esperar que o Brasil passe também a enfrentar questões internas "mal resolvidas" e invista em pesquisa na agricultura, de modo a multiplicar sua capacidade produtora. Para tanto, sugeriu que sejam destinados mais recursos para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Outro item em que o Brasil estaria em contradição com sua própria política econômica, na avaliação do parlamentar, seria a dependência do país do trigo importado da Argentina e dos Estados Unidos, o que se reflete em aumento de preços ao consumidor.

- O Brasil tem projetos obrigando a prática do uso de alternativas ao trigo para o pão. Misturas com farinhas de mandioca e outras não deveriam ser desprezadas - finalizou.

30/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ampliação de indústrias no País pode reduzir necessidade de importação de veículos

Valter Pereira pede liberação de estoque de trigo para evitar aumento de preços

Valter Pereira defende utilização do pré-sal para reduzir desigualdades

Valter Pereira diz que aprovação de PEC Paralela dos Vereadores vai reduzir despesas de câmaras municipais

Ministro da Agricultura diz é preciso aumentar produção de trigo no país

Valter Pereira diz que seria um equívoco veto ao projeto que garante inviolabilidade dos escritórios de advocacia