Eunício destaca criação de cargos de professor no ensino federal



A aprovação pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Projeto de Lei da Câmara 36/2012 que cria mais de 43 mil vagas para professores nas instituições federais de ensino foi comemorada em Plenário nesta quarta-feira (30) pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente da comissão. O senador considerou o projeto, do qual foi relator na CCJ, uma “grande conquista na questão da educação” e pediu sua aprovação rápida pelo Plenário.

O PLC 36/2012 garante a contratação de professores para dar suporte a dois programas do governo federal: o programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica e ao Emprego (Pronatec). Eunício explicou que os dois programas estão abrindo centenas de milhares de vagas nas universidades federais e nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e, com isso, aumentando a oferta de formação profissional aos jovens, não apenas nos grandes centros, mas também em regiões menos desenvolvidas.

O senador ressaltou que a retomada do desenvolvimento econômico do Brasil, nos últimos anos, fez aumentar a procura pelas empresas privadas e estatais de profissionais de nível técnico e superior. No entanto, como a oferta de vagas para estudantes nas universidades e escolas técnicas do país ficou congelada durante décadas, faltam trabalhadores qualificados para atender a essa nova demanda do mercado.

Com o Reuni e o Pronatec, informou Eunício, o governo pretende, até 2014, instalar 47 novas unidades universitárias federais e 208 institutos federais de educação tecnológica no país. No Ceará, estado do senador, serão criadas a Universidade Federal do Cariri e a Unilab, com uma unidade avançada na cidade de Icó, no norte do estado. Também serão criadas duas novas unidades avançadas da Universidade Federal do Ceará e seis municípios cearenses ganharão institutos federais.

- Fico muito orgulhoso de participar dessa colaboração entre o governo Dilma e o Congresso Nacional, relatando favoravelmente o projeto na manhã de hoje [quarta-feira] na Comissão de Constituição e Justiça e também aqui no Plenário, para que possamos, o quanto antes, ainda na tarde de hoje ou na próxima terça-feira [5] aprovar essa importante matéria – afirmou.



30/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vai ao Plenário criação de 77 mil cargos em instituições federais de ensino

Plenário aprova criação de 77 mil cargos na educação federal

Aprovados projetos de criação de cargos no governo federal

Senado aprova criação de 789 cargos de defensor público federal

CCJ aprova criação de cargos efetivos e comissionados no serviço público federal

Aprovada criação de cargos para Centro Cultural da Justiça Federal