Eunício Oliveira celebra os 60 anos da Petrobras



Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (10), o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) comemorou os 60 anos de fundação da Petrobras. Na última segunda-feira (7), o Congresso realizou uma sessão de homenagem para lembrar a data. Para ele, a Petrobras nasceu do sonho, do trabalho e da persistência de muitos brasileiros. O senador afirmou que a empresa tem um significado especial para o Ceará e para o Nordeste, pois o primeiro poço perfurado pela Petrobras foi na Bahia e seu primeiro presidente, Juraci Magalhães, era cearense.

O senador lembrou que o escritor Monteiro Lobato (1882-1948), depois de uma temporada nos Estados Unidos, viu na exploração de petróleo a oportunidade de modernizar o Brasil. Na década de 1930, o escritor denunciou ao presidente Getúlio Vargas (1882-1954) os planos que uma empresa americana tinha de explorar petróleo brasileiro. De acordo com o senador, Lobato também foi importante na campanha de conscientização popular sobre a importância do petróleo para o país.

- Poucas empresas do mundo têm tanta identificação com seu povo como a Petrobras – declarou o senador, lembrando que a empresa tem 85 mil funcionários.

Premium II

Eunício Oliveira exaltou a descoberta de novas reservas do pré-sal e o plano de expansão da Petrobras, que tem como meta se tornar uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo, até 2020. O senador lembrou que o Ceará aguarda, há mais de 20 anos, pela instalação da refinaria Premium II, e manifestou a expectativa de que o empreendimento comece a ser instalado, na região do Pecém, a partir de abril do ano que vem.

Segundo o senador, o estado está pronto para receber a refinaria. O governo do estado doou uma área de quase 2 mil hectares para a Petrobras e já executou obras de infraestrutura de saneamento e de transporte. Eunício acrescentou que a Premium II vai colaborar com a diminuição das desigualdades e com o avanço do desenvolvimento da região.



10/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá celebra 50 anos da Petrobras

Eunício Oliveira defende renovação da DRU

Eunício Oliveira é eleito presidente da CCJ

CCJ elege Eunício Oliveira presidente

Eunício Oliveira defende o fortalecimento do Dnocs

Eunício Oliveira: 'O Senado precisa de uma sacudida'