Eunício Oliveira diz que vaqueiros foram decisivos para desbravar interior do país



Ao defender a aprovação do projeto de lei da Câmara (PLC 83/2011) que regulamenta a profissão de vaqueiro, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) afirmou que essa atividade no Brasil remonta ao século 16 e, desde então, faz parte da identidade cultural e social do país.

O senador disse que os vaqueiros foram decisivos no desbravamento do sertão e demais interiores do Brasil. Para Eunício, o vaqueiro representa de maneira exemplar “o vigor dos bravos”.

Ao terminar seu curto pronunciamento, Eunício foi saudado com aplausos e toque de berrantes por parte de dezenas de vaqueiros e vaqueiras que ocupavam a galeria e a tribuna de honra do Plenário do Senado. Todos eles vestidos com as típicas roupas da profissão (chapéu, gibão e demais apetrechos) cujo cheiro marcante de couro curtido acabou por tomar conta do Plenário.

O projeto define o vaqueiro como profissional responsável pelo trato, manejo e condução de animais como bois, búfalos, cavalos, mulas, cabras e ovelhas.

De autoria dos ex-deputados Edigar Mão Branca e Edson Duarte, o projeto prevê que a contratação dos serviços de vaqueiro é de responsabilidade do administrador – proprietário ou não – do estabelecimento agropecuário de exploração de animais de grande e médio porte, de pecuária de leite, de corte e de criação, conforme destacou Eunício.



24/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eunício Oliveira lamenta avanço das drogas no Ceará e no país

Sibá: partido deixou marca nos momentos decisivos do país

Eunício Oliveira defende mais recursos para municípios

Eunício Oliveira defende anistia para dívidas de agricultores nordestinos

Eunício Oliveira cobra solução permanente para enfrentamento da seca

Eunício Oliveira elogia ação do governo para o combate à seca no Nordeste