Eunício Oliveira registra mortes por falta de segurança no transporte escolar no CE




O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) lamentou nesta quinta-feira (1) que a morte de estudantes nas rodovias do estado esteja virando rotina. Ele disse que levantamento feito pelo jornal O Povo, demonstrou que nos últimos dez anos 27 estudantes foram mortos em consequência de acidentes envolvendo caminhões conhecidos como "pau-de-arara". O senador disse que esses caminhões utilizados no transporte escolar são velhos, inseguros e quase sempre estão em situação irregular.

Conforme relatou o senador, no mesmo período 210 crianças e adolescentes saíram feridos dos acidentes, sendo que este ano três morreram e 30 ficaram feridos. O senador disse que os recursos disponíveis às prefeituras ainda são insuficientes para a regularização completa da frota de transporte escolar, mesmo com a incorporação de 1.308 ônibus escolares nos últimos quatro anos.

- Essa mortandade de jovens e crianças precisa acabar. Não dá para admitir que uma parcela importante de moças e rapazes, meninos e meninas, que são o futuro do nosso país, continue morrendo ou se ferindo nas estradas por falta de segurança e de transporte escolar adequado - protestou.

Eunício Oliveira lembrou que ao assumir o mandato, apresentou umprojeto de lei (PLS 131/2011) que isenta de Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) os veículos com capacidade mínima de oito passageiros comprados para transporte escolar pelos governos estaduais e municipais. Ele informou que a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) deu parecer favorável ao projeto que, agora, está tramitando na Comissão de Assuntso Econômicos (CAE), onde será votada em decisão terminativa. Eunício fez um apelo para que a matéria seja aprovada o quanto antes.

O senador também pediu a atenção do ministro da Saúde para o surgimento de 286 novos casos de gripe A no município cearense de Pedra Branca.



01/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eunício Oliveira registra encontro de mulheres do PMDB

Mário Couto protesta contra falta de transporte escolar no interior

Eunício Oliveira defende renovação da DRU

Eunício Oliveira é eleito presidente da CCJ

CCJ elege Eunício Oliveira presidente

Eunício Oliveira defende o fortalecimento do Dnocs