Eurípedes Camargo: governo Lula começa a resgatar dívida com os negros
Ao saudar o Dia da África, ocorrido neste domingo (25), o senador Eurípedes Camargo (PT-DF) afirmou que várias iniciativas adotadas pelo governo Lula da Silva nestes primeiros cinco meses de governo começam a resgatar a dívida da sociedade brasileira com os negros. Ele citou a mudança na Lei de Diretrizes Básicas da Educação, para incluir no currículo oficial a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro Brasileira e da África.
Camargo lembrou que Lula escolheu para o cargo de ministro três pessoas negras e indicou para ministro do Supremo Tribunal Federal o negro Joaquim Benedito Barbosa Gomes. Outra decisão foi o desmembramento, no Itamaraty, do Departamento de África e Oriente e a criação de uma embaixada brasileira nas ilhas de São Tomé e Príncipe, na costa ocidental da África.
O senador pelo Distrito Federal, também um afrodescendente, apoiou o mecanismo da reserva de vaga como forma de promover a ascensão dos negros, especialmente em escolas superiores. Ele observou que, dentro do assunto cotas, uma das grandes polêmicas é o critério para definir quem seria ou não negro. Camargo entende que este reconhecimento cabe a cada pessoa, ao preencher algum tipo de formulário.
Depois de assinalar que -o mito da igualdade racional brasileira está há muito superado-, Eurípedes Camargo lembrou que os afrodescendentes brasileiros somam 76,4 milhões de pessoas, que correspondem a 45% dos habitantes do Brasil.
- Somos a segunda maior nação negra do mundo, atrás apenas da Nigéria - disse o senador.
Eurípedes Camargo citou dados do governo para sustentar a situação de desigualdades dos negros, destacando que entre os 53 milhões de pobres do país, 64% são negros.
- É ainda majoritariamente negra a massa de desempregados e subempregados em todo o país - disse.
26/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eurípedes Camargo defende combate aos privilégios
Eurípedes Camargo destaca papel político de sindicatos
Eurípedes Camargo diz que Bush e Roriz desrespeitam a democracia
Eurípedes Camargo anuncia projetos e metas de seu mandato
Eurípedes Camargo exalta parcerias em programas sociais federais
Eurípedes Camargo quer regulamentar profissões da construção civil