Europeus fazem acordo inédito com América Central



O governo da Espanha anunciou em sua página oficial na internet, nesta terça-feira (18), a conclusão do primeiro acordo feito entre a União Europeia e a América Central, destacando que este é um precedente histórico. O acordo foi assinado com a Costa Rica, El Salvador, a Guatemala, Honduras, a Nicarágua e o Panamá, fechando um ciclo que negociações que começou em 2007. A conclusão das negociações entre a UE e a América Central será anunciada oficialmente nesta quarta-feira (19).

A nota publicada no site do governo espanhol afirma que o acordo inédito resultará no livre comércio entre a União Europeia e a América Central, apoiando a diversificação das exportações de bens, serviços e capitais. Segundo a nota, a participação de empresas espanholas nas novas oportunidade de negócios geradas pelo acordo potencializará o comércio bilateral como "um importante motor de recuperação econômica".

O texto diz ainda que o acordo "constitui um instrumento para o desenvolvimento social, econômico e político da América Central, lançando as bases para promover a integração do mercado centro-americano e a luta contra a pobreza”. “A União Europeia, por sua parte, consolida os seus laços preferenciais por esta região, cuja posição geoestratégica a transforma em um sócio de inegável interesse", acrescenta o comunicado.

A Presidência espanhola conseguiu o acordo "graças ao esforço, ao compromisso e à flexibilidade demonstrados pelas partes, fruto de uma vontade política compartilhada", segundo a nota.

Fonte:
Agência Brasil

 



10/08/2010 02:13


Artigos Relacionados


Cláudio Lembo participa de acordo inédito na América Latina

USP cria curso de graduação inédito na América Latina

USP cria curso de graduação inédito na América Latina

Ministro cobra europeus por acordo com o Mercosul

Brasil faz acordo inédito contra exploração sexual

São Paulo assina acordo de cooperação inédito com Reino Unido