Evento em Goiás marca início das contribuições previdenciárias para donas de casa de baixa renda
Dois eventos na cidade goiana de Trindade vão marcar o início das contribuições previdenciárias para donas de casa de baixa renda, com apenas 5% sobre o salário mínimo, o que representa R$ 27,25. O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, participa de uma missa que será celebrada às 7h de terça-feira (4), na Basílica do Divino Pai Eterno de Trindade, quando o padre Robson dedicará as intenções a esse público. Já às 8h30, o ministro apresenta a nova sistemática de contribuição na Agência da Previdência Social da cidade, na Rua 7, Quadra 3, Lote 12, Jardim Primavera.
A Lei nº 12.470 foi sancionada pela presidenta da República, Dilma Rousseff, no dia 1º de setembro. A nova alíquota vale para as contribuições referentes ao mês de setembro, que devem ser pagas até o dia 15 de outubro. Como a data cai em um sábado, o pagamento pode ser feito até 17 de outubro.
Para contribuir com a alíquota reduzida, a família da dona de casa de baixa renda deve estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A renda da família não pode ultrapassar a quantia de dois salários mínimos (R$ 1.090) mensais. São consideradas donas de casa aquelas que se dedicam exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência.
A segurada que se enquadra no perfil acima deve imprimir a Guia da Previdência Social (GPS) no site da Previdência Social. As inscrições podem ser realizadas também pela Central de Atendimento, pelo telefone 135, ou nas Agências da Previdência Social. O sistema bancário está sendo adequado para aceitar os novos códigos de pagamentos, que serão utilizados na GPS.
As donas de casa de baixa renda têm até o dia 15 de cada mês para efetuar o recolhimento junto a Previdência Social. Em outubro, o recolhimento sem multa pode ser realizado de 1º a 17 de outubro, porque o dia 15 será no sábado; portanto, a data de vencimento será na segunda-feira (17).
Benefícios
A dona de casa de baixa renda tem direito aos seguintes benefícios da Previdência Social: aposentadoria por idade (mulheres aos 60 anos), aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão. Caso as donas de casa desejem contar as contribuições para efeito de aposentadoria por tempo de contribuição ou emissão de Certidão de Tempo de Contribuição será necessário complementar o recolhimento com a alíquota de 15% do salário mínimo.
Facultativa
A dona de casa que não é de baixa renda pode contribuir para a Previdência Social como facultativa. O valor da contribuição como segurada facultativa pode ser de 11% ou 20%. Se for 11% será sobre um salário mínimo, com direito à aposentadoria por idade. Se optar por recolher sob 20%, o salário de contribuição varia entre um salário mínimo e o teto máximo de recolhimento.
Fonte:
Ministério da Previdência Social
03/10/2011 16:20
Artigos Relacionados
Sérgio Souza comemora benefícios para microempreendedores e donas de casa de baixa renda
Donas de casa de baixa renda podem contribuir para Previdência Social com alíquota reduzida
Inscrição das donas de casa de baixa renda na Previdência cresceu 841,38%
Donas de casa de baixa renda têm alíquota previdenciária reduzida
País tem mais de 300 mil donas de casa de baixa renda cadastradas na Previdência
Número de donas de casa de baixa renda filiadas à Previdência Social chega a 283 mil