Evento homenageia homens e mulheres mantenedores da paz



Comemorado todos os anos no mundo inteiro, o Dia Internacional dos Mantenedores da Paz (Peacekeepers) da Organização das Nações Unidas foi celebrado nesta sexta-feira (28), na Base Aérea de Brasília. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, participou do evento em homenagem àqueles que já serviram ou servem em operações de manutenção da paz. “O militar brasileiro tem demonstrado seu valor profissional, tanto isoladamente quanto em equipe, nas missões de paz sob a égide da ONU”, afirmou o ministro Jobim, por meio da ordem do dia que foi lida durante a solenidade.

O evento, que entrou para o calendário anual da capital federal desde 2008, foi coordenado pelo Ministério da Defesa e contou com a presença de diversos “boinas azuis” — como são chamados os militares que serviram ou servem em missões de paz, além de autoridades civis e militares. “A efetiva participação brasileira em missões de paz da ONU evidencia o grau de responsabilidade que o Brasil deseja assumir nos assuntos afetos à paz e à segurança mundial”, declarou o ministro.

Durante a cerimônia, foi realizada uma homenagem póstuma aos militares falecidos nas missões de paz e um desfile de ex-integrantes de Missão de Paz.

As tropas brasileiras já participaram de 26 operações de manutenção da paz, em países como Moçambique, Angola, República Dominicana, Timor leste e Haiti, onde o Brasil lidera a Missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2004.

Peacekeepers

Dia Internacional dos Mantenedores da paz (peacekeepers) faz referência ao dia 29 de maio de 1948, quando o Conselho de Segurança da organização das Nações Unidas autorizou, pela primeira vez, uma operação de Manutenção da paz.

A mobilização se deu na Palestina após o cessar-fogo da guerra árabe-israelense. A partir daí, a comunidade internacional começou a buscar soluções pacíficas para os conflitos entre países. O Brasil participa da Missão de Paz desde 1956, quando enviou tropas para Suez, no Egito.

Fonte:
Ministério da Defesa

 



28/05/2010 20:45


Artigos Relacionados


Defesa homenageia militares mantenedores da paz em missões da ONU

Evento discute a colaboração dos homens para o fim da violência

Salário das mulheres é inferior ao dos homens

CCJ CONCORDA COM ALTERNÂNCIA DE HOMENS E MULHERES NO STF

CCJ CONCORDA COM ALTERNÂNCIA DE HOMENS E MULHERES NO STF

OIT diz que responsabilidade familiar é função de homens e de mulheres