Evento discute a colaboração dos homens para o fim da violência



O projeto Quintas Femininas promove a palestra interativa "Laço branco: homens pelo fim da violência contra as mulheres". O palestrante é Marcos Nascimento, doutor em Saúde Coletiva, coordenador-adjunto do Centro Latino-Americano de Sexualidade e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O Quintas Femininas é uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal e da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. Criado no fim de outubro, o projeto traz todos os meses um convidado para falar de temas diversos relacionados aos direitos das mulheres e ao papel delas na sociedade. A Aplicação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) foi o tema da primeira palestra, realizada em 31 de outubro. O programa já debateu também a violência e o preconceito contra as mulheres negras.

Tragédia no Canadá

A palestra desta quinta-feira é realizada para marcar o Dia do Laço Branco, criado há 24 anos no Canadá, depois que o jovem Marc Lepine, de 25 anos, entrou armado numa escola de Montreal e atirou contra 14 mulheres, sob alegação de que odiava feministas. Marc suicidou-se logo em seguida e deixou uma carta com uma lista de 19 feministas que ele pretendia matar. Desde então, homens canadenses lançaram a campanha para mostrar ao mundo que, apesar de existirem aqueles que agridem mulheres, há também os que repudiam e não se calam diante da violência.

O evento está sendo realizado na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho, com a coordenação da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ):

– Não é uma luta só da mulher, mas da sociedade, por isso é importante a participação dos homens na preservação dos direitos da mulher. As mulheres isoladamente não vão superar esse desafio se eles não se envolverem – opinou a deputada na abertura da palestra..

O público pode participar pelo portal e-Cidadania do Senado: www.senado.gov.br/ecidadania.

Mais informações a seguir



05/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Evento homenageia homens e mulheres mantenedores da paz

Violência atinge, em geral, homens com menos de 29 anos e de baixa renda, diz OEA

CDH discute prisões de mulheres e adolescentes em celas com homens

Aprovado projeto que prevê mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres

Evento discute formação de professores de inglês no Pará

Evento discute políticas para povos indígenas no Brasil