Ex-secretário de Administração de Coari (AM) recusa-se a responder perguntas na CPI da Pedofilia



Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia na tarde desta terça-feira (18), o ex-secretário de Administração da Prefeitura de Coari (AM) Adriano Teixeira Salan negou-se a responder a maioria das perguntas feitas pelo presidente do colegiado, senador Magno Malta (PR-ES). O depoente repetiu dezenas de vezes que preferia exercer o direito constitucional de permanecer calado perante a CPI e respondeu apenas a algumas questões triviais que não dizem respeito às investigações contra ele.

Os outros dois convocados não compareceram à reunião da CPI: o juiz do Trabalho da Comarca de Tefé (AM), Antônio Carlos Branquinho, e o secretário de Comunicações da Prefeitura de Coari, Valcione Tavares. Magno Malta informou que ambos serão reconvocados coercitivamente pela CPI da Pedofilia.

Durante o depoimento, o presidente da CPI leu diversos trechos de gravações telefônicas interceptadas pela Polícia Federal que mostram conversas de Adriano Teixeira Salan com outros investigados. Os trechos lidos sugerem o envolvimento do depoente no agenciamento de menores mas, mesmo assim, ele não respondeu as perguntas de Magno Malta.

- Você está sendo investigado e acusado de ser agenciador e abusador de crianças - afirmou o senador.

Diante do silêncio do depoente, Magno Malta informou que pretende reconvocar diversos outros investigados com o objetivo de promover acareações entre todos, inclusive o próprio Salan. Eles são citados nas denúncias de práticas de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes na capital e no interior do Amazonas. O caso foi desbaratado pela Operação Vorax, feita pela Polícia Federal em 2008.

Entre outros, devem ser reconvocados o ex-prefeito de Coari Manoel Adail Amaral Pinheiro; o ex-sócio da Agência Mega Models Fabio Martins Marques; e a ex-secretária de Ação Social do município Maria Landia Rodrigues dos Santos.



18/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


SOZZA RECUSA-SE A RESPONDER PERGUNTAS NA CPI DO ROUBO DE CARGAS

Irmão de Ana Júlia Carepa recusa-se a responder perguntas

NICOLAU RECUSA-SE A RESPONDER A PERGUNTAS DO RELATOR PAULO SOUTO

Mesmo em sessão reservada, Andréa Aprígio se recusa a responder perguntas

Vital do Rêgo sugere interromper reunião com Cachoeira, que se recusa a responder perguntas na CPI

Vital do Rêgo começa a responder perguntas sobre relatório a projeto dos 'royalties'