Irmão de Ana Júlia Carepa recusa-se a responder perguntas



Em depoimento aos senadores Magno Malta (PR-ES) e José Nery (PSOL-PA), na tarde desta sexta-feira (6), em Belém (PA), João Carlos Vasconcelos Carepa, acusado de abusar de uma menina de 12 anos, recusou-se a responder as perguntas que lhe foram feitas pelos parlamentares. Magno Malta e José Nery são, respectivamente, o presidente e o relator, para os casos ocorridos no Pará, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia.

Irmão da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, Vasconcelos chegou a dizer que não iria comparecer ao depoimento, o que levou Magno Malta a providenciar um mandado, pois a CPI tem poder de polícia. Gestões da família do depoente, entretanto, foram bem-sucedidas e Vasconcelos compareceu, embora nada tenha revelado à comissão.

Segundo assessores de Nery presentes ao depoimento, o silêncio dele foi interpretado como uma "confissão de culpa" pelos senadores.

Também foi ouvida na tarde desta quinta, a empregada do deputado estadual Luiz Afonso Sefer (DEM), Sandra Maria dos Anjos. Ele é acusado de abusar de uma menor, filha de uma família humilde do interior do estado, levada para morar em sua casa, em Belém.

Sandra procurou defender o deputado, ao afirmar que ele não fez nada contra a menina, e que até a tratava muito bem, mas não explicou direito como a criança saiu da casa levando apenas duas sacolas plásticas. Sandra trabalha sem carteira assinada, mas garante que é por opção dela, que tem sociedade numa loja em Belém.

Na semana que vem, a CPI vai votar um requerimento pedindo a quebra do sigilo bancário da sócia de Sandra, como medida para verificar se ela recebeu alguma ajuda do deputado para testemunhar a seu favor.

O depoimento da empregada foi presenciado por promotores de Justiça, integrantes de organizações voltadas à defesa dos direitos humanos e deputados estaduais do Pará membros de uma CPI da Assembléia Legislativa criada para apurar denúncias de pedofilia. Os deputados disseram que vão usar as notas taquigráficas dos depoimentos para subsidiar suas apurações.



06/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


SOZZA RECUSA-SE A RESPONDER PERGUNTAS NA CPI DO ROUBO DE CARGAS

Ex-secretário de Administração de Coari (AM) recusa-se a responder perguntas na CPI da Pedofilia

NICOLAU RECUSA-SE A RESPONDER A PERGUNTAS DO RELATOR PAULO SOUTO

Mesmo em sessão reservada, Andréa Aprígio se recusa a responder perguntas

Vital do Rêgo sugere interromper reunião com Cachoeira, que se recusa a responder perguntas na CPI

Ana Júlia Carepa celebra Dia do Índio