Exame 'antidoping' poderá ser exigido em provas físicas de concursos públicos



O exame antidoping poderá passar a ser exigido nas provas físicas realizadas em concursos públicos. A exigência está prevista em proposta que está pronta para ser votada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

De autoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), o projeto de lei (PLS 318/10) determina ainda que o exame antidoping seja realizado conforme normas e procedimentos adotados pelas entidades brasileiras de administração do esporte olímpico, com divulgação obrigatória no edital do concurso.

Segundo o parlamentar por Rondônia, o chamado doping constitui prática que permite vantagem desleal de um competidor sobre os demais e, num concurso público, deve ser observado o princípio constitucional de igualdade entre os candidatos.

O projeto altera a lei que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei 8.112/90), para prever a realização de exame antidoping.

O relator da matéria na CE, senador Wellington Dias (PT-PI), considera o projeto "justo", como forma de garantir a igualdade entre os candidatos. Em seu relatório favorável à proposta, ele destaca ainda que "afigura-se sábia a decisão de exigir que os exames observem as normas e os procedimentos adotados pelas autoridades mais especializadas no assunto".

Após votação na CE, o projeto será analisado, em decisão terminativa , pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).



08/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz propõe exame antidoping nas provas físicas de concursos públicos

Concursos públicos poderão ter exame antidoping

Concursos públicos poderão exigir exame antidoping

Trabalhador poderá ser liberado para fazer provas de concursos públicos

Cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal poderá ser exigido no exame de pedidos de operações de crédito

Mão Santa quer estadualizar provas de concursos públicos