Mão Santa quer estadualizar provas de concursos públicos



O senador Mão Santa (PMDB-PI) apresentou projeto de lei que determina a estadualização das provas de concursos públicos para cargos federais. A proposição obriga a União a realizar os exames do concurso no Distrito Federal e na capital de cada estado onde houver mais de 50 candidatos inscritos. Caso um estado não atinja este número mínimo, o candidato inscrito fará suas provas na capital mais próxima da localidade onde reside.

- Quando era deputado estadual pelo Piauí, assisti o drama de estudantes universitários que tinham que se locomover até Teresina, para disputar as vagas do vestibular. Até os que iriam freqüentar cursos em campus avançados eram obrigados a prestar o exame vestibular na capital. Depois de muita luta, conseguimos resolver essa injustiça - afirmou Mão Santa.

Na avaliação do senador pelo Piauí, o sistema atual, onde a maioria das provas dos concursos públicos federais é realizada em Brasília, impede a participação de muitos candidatos, de diversas regiões do país, interessados naquelas vagas. Ele comentou que os maiores prejudicados são os mais carentes, que não têm dinheiro para custear as despesas de viagem e de hospedagem na capital do país.



08/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa defende provas de concursos públicos em todas as capitais

Trabalhador poderá ser liberado para fazer provas de concursos públicos

Exame 'antidoping' poderá ser exigido em provas físicas de concursos públicos

Acir Gurgacz propõe exame antidoping nas provas físicas de concursos públicos

Camata quer regulamentar concursos públicos

Paim quer mudar regra para pessoas com deficiência em concursos públicos