Exames preventivos de câncer de mama e ginecológico serão oferecidos pelo SUS



Substitutivo da senadora Fátima Cleide (PT-RO) relativo a projeto de lei da Câmara (PLC 39/00) que  garante a realização, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o território nacional, de exames preventivos de cânceres de mama e ginecológico foi aprovado pelo Plenário nesta quinta-feira (8). A matéria ainda será examinada pelo Plenário em turno suplementar.

O exame de colo de útero passa a ser garantido a mulheres que tenham vida sexual ativa e a mamografia passa a ser direito assegurado de todas as brasileiras com mais de 40 anos. De acordo com o parecer de Fátima Cleide, esses dois tipos de câncer são os que mais acometem as mulheres e o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

"Apesar de o Ministério da Saúde desenvolver programas com a finalidade almejada, na prática não há uma cobertura satisfatória da população alvo. A muitas brasileiras não é oferecido nem mesmo o mais simples dos exames previsto no projeto, que é o citopatológico do colo uterino. Em muitos lugares a oferta desse exame não é regular, estando presente apenas durante campanhas sem periodicidade fixa", registrou a senadora em seu relatório.



08/07/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS assegura exames preventivos contra câncer pelo SUS

Exames preventivos poderão ser oferecidos em escolas públicas

Projeto garante exames periódicos pelo SUS para prevenção do câncer de mama e do colo uterino

Maria do Carmo defende exames preventivos contra o câncer

Unidades móveis serão utilizadas para rastreamento do câncer de mama e colo do útero

Novo medicamento para tratamento do câncer de mama será oferecido pelo SUS