Maria do Carmo defende exames preventivos contra o câncer
Ao registrar a passagem do Dia Nacional de Combate ao Câncer, a senadora Maria do Carmo (PFL-SE) defendeu nesta quarta-feira (27) os esforços de divulgação da importância dos exames preventivos como forma de deter o avanço dos diversos tipos de câncer no Brasil. Ela lembrou trabalho que desenvolveu em Sergipe, quando foi a primeira-dama do estado, implantando o Pró-Mulher, um programa de saúde que visava a prevenção do câncer cérvico-uterino e mamário, priorizando a educação e a medicina preventiva.
A senadora destacou o trabalho do Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão ligado ao Ministério da Saúde. Segundo disse, o Inca tem realizado cerca de 8 milhões de exames preventivos do câncer de colo de útero (o Papanicolau) em todo o país, além de ter organizado uma estrutura em âmbito municipal e estadual que permite dar seqüência ao tratamento.
- Programas antitabagismo e de reeducação alimentar e física são importantes para que possam ser diminuídos os riscos de uma futura aparição do câncer. No entanto, a constante divulgação de campanhas do auto-exame, no caso do câncer de mama, e o estímulo para que o homem acima dos 40 anos procure fazer o exame de próstata são imprescindíveis, pois apenas informação e a atuação individual contra esse mal terão efeitos significativos a curto prazo - concluiu.
27/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS assegura exames preventivos contra câncer pelo SUS
Exames preventivos de câncer de mama e ginecológico serão oferecidos pelo SUS
Maria do Carmo analisa assistência à saúde a portadores de câncer
Exames preventivos poderão ser oferecidos em escolas públicas
CAS aprova obrigatoriedade de exames preventivos em alunos de escolas públicas
CAS analisa obrigatoriedade de exames preventivos de saúde para crianças