Exclusão de vetos da lista em exame no Congresso gera polêmica
Logo no início da sessão do Congresso que examina vetos presidenciais a projetos e a parte de propostas aprovadas pelo Legislativo, o anúncio da retirada de pauta de alguns dos itens considerados polêmicos gerou manifestações de repúdio de diversos parlamentares. A oposição ameaçar pedir verificação de quorum, o que pode suspender a sessão.
Ao registrar a mobilização de várias entidades que aguardam a votação dos vetos, o senador Paulo Paim (PT-RS) pediu o imediato anúncio da nova data para exame dos itens retirados de pauta.
Na presidência da sessão, o deputado Marco Maia (PT-RS), 1º vice-presidente da Câmara, anunciou a retirada de cinco dos 17 primeiros itens em pauta e os procedimentos para a abertura da votação dos demais 12 itens. Anunciou ainda a abertura da discussão dos itens 18 a 30.
Entre os pontos retirados de pauta, o de número 16, que trata de veto total a projeto que dispõe sobre complementação de aposentadoria para servidores da Empresa de Correios e Telégrafos, motivou manifestações de servidores da estatal, que acompanham a sessão, e de deputados e senadores, que fizeram a defesa dos servidores. Houve críticas também a retirada de pauta do veto ao projeto que regulamenta a profissão de ecólogo.13/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Começa exame de vetos pelo Congresso
Congresso inicia sessão para exame de vetos
Começa sessão do Congresso para exame de vetos
Retomada a sessão do Congresso para exame dos vetos
PEC dá ao Congresso poder para definir ordem de exame de vetos
Congresso fará nova sessão para exame de vetos no dia 17 de setembro