Executiva do PMDB: julgamento político de Roriz põem em risco aliança com o governo



O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), leu em Plenário nota oficial da Executiva do partido em que o PMDB -repudia toda e qualquer atitude política que vise à retirada do mandato do governador Joaquim Roriz e da vice-governadora, Maria Abadia, legitimamente eleitos no DF para o quadriênio 2003 e 2006-.

O PMDB nacional, conforme o documento, lamenta e repudia a atitude do PT do Distrito Federal, cuja ação política põe em risco a aliança formalizada pelo partido com o governo federal, podendo significar abalo à governabilidade do país.

Segundo Renan, a nota foi aprovada por unanimidade pelos integrantes da Executiva, numa reunião realizada nesta quarta-feira (2), que contou com a presença do governador Roriz, do presidente do Senado, José Sarney, do presidente do partido, Michel Temer, do líder na Câmara, deputado Eunício Oliveira, e do líder no Senado, o próprio Calheiros.

Na nota, os peemedebistas lembram que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu sustar o andamento do processo movido pelo PT contra o governador até que o plenário do órgão venha a se pronunciar sobre os pleitos constitucionais questionados: o que garante o julgamento por pelo menos duas instâncias e o que assegura a igualdade das partes em produzir contraprovas.

Ainda segundo a nota, das 35 ações movidas contra o governador Roriz, 28 já foram consideradas improcedentes pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), por absoluta falta de provas.



02/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para ACM, escândalos no governo Lula põem em risco a democracia

Mercadante diz que o governo precisa da aliança com o PMDB

Setor de exportação enfrenta dificuldades que põem em risco a economia, diz João Tenório

STF retoma julgamento de recurso de Roriz

STF discute se arquiva ou não recurso de Roriz que motivou julgamento do Ficha Limpa

Renan divulga nota contestando decisão da Executiva do PMDB