Mercadante diz que o governo precisa da aliança com o PMDB



O líder do governo no Senado, Aloízio Mercadante (SP), anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá um encontro na próxima sexta-feira (21) com os principais líderes do PMDB, entre eles o presidente do Senado, José Sarney, e os líderes do partido no Senado, Renan Calheiros (AL), e na Câmara dos Deputados, Eunício Oliveira (CE). O objetivo da reunião é selar as condições concretas da aliança entre o PMDB e o PT.

Mercadante disse que o governo precisa da participação ativa do PMDB, para garantir a governabilidade e a concretização das reformas política, previdenciária e tributária.

- Mais do que isso, é o próprio Brasil que precisa dessa presença ativa e completa do PMDB no governo - disse.

Segundo Mercadante, essa aliança se dará em moldes programáticos e o PMDB será o parceiro preferencial do governo em todos os níveis, inclusive em nível ministerial.

O senador por São Paulo afirmou que o governo não busca o apoio de frações de partidos, preferindo o apoio de partidos inteiros e coesos. Para ele, somente assim, será possível estabelecer uma aliança estratégica, com debates programáticos abertos e transparentes, para defender e aprovar as propostas concretas de que o Brasil precisa.

Mercadante afirmou que somente com partidos fortes e coesos a democracia no país poderá avançar.

- Promover alianças loteando cargos pode ser mais fácil, mas será através de um debate sobre idéias e programas que poderemos construir uma unidade duradoura e prolífica - ressaltou o líder.

O senador lembrou a importância do apoio que tantas lideranças políticas do PMDB deram ao PT, durante as eleições, afirmando que isso somente foi possível por haver identidade de propósitos e idéias entre os dois partidos.

- Na eleição das Mesas da Câmara e do Senado ficou provado que os alicerces de uma aliança estreita continuam existindo. Também será assim na votação e implementação das reformas e demais propostas governamentais - concluiu Mercadante.



19/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante elogia aliança entre PT e PMDB para apoiar Dilma

Mercadante: licença de Sarney depende de Lula, "em prol da aliança com o PMDB"

Executiva do PMDB: julgamento político de Roriz põem em risco aliança com o governo

Mercadante tem pressa em ver o PMDB integrando a base de apoio do governo

Aloizio Mercadante acredita que PMDB integrará base do governo

Aliança com PMDB divide o PDT