Executivas pedem apoio para ampliação do acesso às mulheres no mercado de trabalho



Matéria ampliada às 12h45

Acompanhadas pelas senadoras Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Ana Rita (PT-ES), cerca de 50 representantes do Espaço Mulheres Executivas do Paraná visitaram nesta terça-feira (29) o presidente do Senado, José Sarney para oferecer apoio a pontos considerados prioritários na agenda legislativa, bem como defender a discussão de alguns temas pelo Congresso Nacional.

As empresárias manifestaram que apesar do avanço da participação feminina no mercado de trabalho, ainda existe resistência à participação feminina em cargos de direção em empresas no Brasil. Para ampliar a presença das mulheres, elas reivindicam, por exemplo, a adoção de uma legislação federal que imponha metas para a representação de mulheres em conselhos e na alta direção das empresas públicas do país.

Durante o encontro, Sarney assinalou que a eleição de Dilma Rousseff para a presidência da República é uma prova do avanço da ascensão das mulheres em postos de destaque no país, mas reiterou que o Senado dará toda a ajuda necessária para promover oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho.

- Hoje, as mulheres são uma força importante para o progresso do país - disse o parlamentar.

As representantes do Espaço Mulheres Executivas do Paraná reivindicaram também a adoção de medidas para inserir os beneficiários do Programa Bolsa Família no mercado de trabalho formal.

Segundo a senadora Gleisi Hoffmann, as mulheres ainda sofrem preconceito no país e enfrentam desafios na hora de conciliar a vida pessoal com a carreira. Ela defende, por exemplo, a adoção de horários mais flexíveis, com metas em produtividade, e a criação de creches para maior amparo às mulheres que atuam no mercado de trabalho

- Muitas mulheres abrem mão de suas carreiras, porque elas têm que conciliar a vida pessoal - disse.

Café da manhã

Antes de se encontrarem com o presidente do Senado, o grupo de executivas participou de um café da manhã com as senadoras Gleisi Hoffmann e Ana Amélia Lemos (PP-RS) no Restaurante dos Senadores.

Segundo Gleisi Hoffmann, é possível atender às reivindicações do grupo.

- Estamos encaminhando os debates para atender todas as solicitações. É claro que tem algumas questões que acabam levando mais tempo para serem analisadas, como é o caso da reforma tributária. Mas nós já temos o compromisso da presidente Dilma Rousseff de enviar ao Congresso, ainda este ano, algumas propostas para a desoneração de tributos como, por exemplo, a retirada do INSS patronal e do salário educação das folhas de pagamento - disse a senadora.



29/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Benefícios de apoio a produtores rurais e ampliação do mercado de trabalho são temas do programa Conversa com a Presidenta

Deputados estaduais pedem apoio de Tebet para ampliação de prerrogativas

Sérgio Petecão pede ampliação do acesso à informação e à Justiça para as mulheres

Ministras pedem no Senado ampliação dos direitos das mulheres

Agricultoras pedem ampliação do combate à violência contra mulheres no meio rural

Parlamentares e ministras pedem apoio de Sarney a direitos das mulheres