Exigência de aviso sonoro para ligações entre operadoras diferentes vai a votação final em comissão
Os integrantes da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) devem realizar na terça-feira (25) a votação final do projeto que obriga as companhias telefônicas a emitirem um sinal sonoro se o número chamado pelo cliente for vinculado a operadora diferente e se houver custo diferenciado na ligação – de aparelho fixo ou móvel – por esse motivo.
O projeto (PLS 343/2012), do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), altera a Lei Geral de Telecomunicações para obrigar as operadoras a prestar essa informação a seus assinantes. O texto original previa a identificação do nome da operadora de destino, mas foi aprovado substitutivo de Flexa Ribeiro (PSDB-PA) para que seja emitido apenas o aviso sonoro.
Por se tratar de substitutivo e tramitar em caráter terminativo, a proposta passará agora por turno suplementar. Caso seja aprovada, seguirá direto para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação em Plenário.
Contratos públicos
Na sessão desta terça-feira, a CCT deve avaliar também a proposta que exige maior divulgação sobre as obras e serviços públicos licitados e em andamento. Apresentado pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), o PLS 289/2013 determina que tanto a administração pública quanto as empresas contratadas divulguem em seus sites informações detalhadas de cronogramas de execução e de pagamento dos serviços e obras. A ideia é inserir novos dispositivos na Lei de Licitações (Lei 8.666/1993) para impor a exigência. Depois da análise na CCT, a proposta seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde será votada em decisão terminativa.
'A Voz do Brasil'
Na mesma reunião da CCT, pode ser votado projeto da ex-senadora Marinor Brito que declara como Patrimônio Cultural Imaterial do país o programa radiofônico A Voz do Brasil, difundido diariamente pelos três poderes da República.
Há ainda na pauta dois requerimentos importantes: um deles pede a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina Diniz, para informar o colegiado sobre as ações do Ministério em 2013 e para debater as prioridades do órgão para 2014. O outro requerimento solicita que a política pública a ser avaliada pela CCT durante o ano de 2014 seja o Programa Nacional de Banda Larga.
Dos 39 projetos da pauta da semana, 33 são renovações de permissões e autorizações de funcionamento de emissoras de radio, a maioria delas comunitária.
A reunião da CCT será às 9h, na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa.
24/03/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão conclui votação de projeto para identificar chamadas telefônicas entre operadoras diferentes
Comissão aprova sinal sonoro padrão para indicar ligação entre operadoras telefônicas
Comissão aprova som padronizado para indicar interconexão entre operadoras telefônicas
Aprovada exigência de aviso prévio para fim de desconto em telefonia
Telefônicas podem ser obrigadas a identificar operadoras de destino das ligações
CAS aprova exigência de aviso sobre presença de látex natural em produtos