CAS aprova exigência de aviso sobre presença de látex natural em produtos



Fabricantes e importadores de produtos que contenham látex natural devem gravar nas embalagens advertência sobre a presença da substância. É o que estabelece projeto da Câmara dos Deputados aprovado, em decisão terminativa, nesta quarta-feira (26) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Cerca de 8% da população apresenta alergia ao látex, o que representa um grave problema de saúde pública, explica o autor do PLC 96/2012, deputado João Dado (PDT-SP). As reações, alerta, podem variar de uma simples urticária a um choque anafilático fatal.

No relatório sobre a matéria, o senador Anibal Diniz (PT-AC), cujo relatório foi lido pelo senador Paulo Paim (PT-RS), informa que a alergia a produtos que contenham látex ou borracha natural acontece pela sensibilidade a certas proteínas presentes na seiva da seringueira e modificadas no processo de industrialização do produto. O contato com essas proteínas com o sistema imunológico da pessoa sensível pode desencadear reações potencialmente letais, observa.

O látex natural, ressalta o deputado João Dado, está presente em produtos de ampla utilização no dia-a-dia das pessoas, como luvas, balões, sondas, cateteres e pneus. Por essa razão, na visão do deputado, é indispensável informar sobre a presença do látex nas embalagens para prevenir as pessoas alérgicas.



26/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMA aprova projeto que torna obrigatório alerta sobre presença de látex nos produtos

CAS examina projeto que obriga aviso sobre presença de adoçantes

Aprovada exigência de aviso prévio para fim de desconto em telefonia

Vai à sanção projeto que torna obrigatória a informação sobre presença de glúten nos produtos

Exigência de aviso sonoro para ligações entre operadoras diferentes vai a votação final em comissão

CDR aprova requerimento de audiência pública sobre o gás natural