Expedito Júnior cobra MP do reajuste dos militares e adverte para o sucateamento das Forças Armadas



O senador Expedito Júnior (PR-RO) cobrou pressa do Executivo no envio da medida provisória (MP) que reajusta a remuneração dos militares da Forças Armadas. A MP deveria ser votada em regime de urgência no Congresso, conforme acordo firmado entre os líderes partidários com o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), e teria que ter sido enviada antes da entrega do próximo contracheque dos militares, nesta quinta-feira (15), o que dificilmente ocorrerá, previu.

Expedito também cobrou do governo mais atenção em relação ao sucateamento das Forças Armadas, advertindo que o empobrecimento e o abandono do Exército, Marinha e Aeronáutica compromete a soberania do país, cujas fronteiras ficam desguarnecidas por falta de equipamento bélico em condições de utilização. Para ele, a fusão dos antigos ministérios das três armas no Ministério da Defesa enfraqueceu o setor, que viu serem reduzidos, gradualmente, os recursos que deveriam receber para melhor desempenho de sua função.

- Sucessivos governos têm demonstrado pouco interesse na questão das Forças Armadas, mas o Brasil tem um território cuja extensão corresponde a 47% da América do Sul, onde, em 15 mil quilômetros de fronteiras, principalmente na área amazônica, as reservas indígenas ficam expostas a ações, por exemplo, das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia [ Farc ], enquanto os outros países do continente, incluindo a Venezuela, investem no reforço de sua defesa - alertou.

Entre as ações cobradas pelo senador para o reaparelhamento das Forças Armadas está a implantação de um novo parque industrial bélico no Brasil.

- É lamentável que a Aeronáutica, que conta com 719 aeronaves, tenha apenas 232 em condições de vôo. O restante aguarda na burocracia do governo a compra, no exterior, de peças de reposição. Esses recursos, quando repassados, já estão defasados - protestou o senador.

13/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Romero Jucá anuncia negociação conjunta de reajuste para militares de ex-territórios e das Forças Armadas

Expedito Júnior propõe participação das Forças Armadas na assistência aos moradores de rua

Expedito Júnior luta por PEC que enfatiza ação social das Forças Armadas

Expedito Júnior defende reajuste salarial para militares da ativa de ex-territórios

Jayme Campos considera "estarrecedor" relatório do TCU sobre sucateamento das Forças Armadas

Militares das Forças Armadas se preparam para missão de paz