Expedito Júnior luta por PEC que enfatiza ação social das Forças Armadas



O senador Expedito Júnior (PR-RO) defendeu nesta segunda-feira (31) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 87/2007, de sua autoria, que dá ao presidente da República o poder de incumbir as Forças Armadas de "ações civis para o desenvolvimento nacional". Informado de que o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), pretende apresentar voto contrário à matéria na próxima reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), na quarta-feira (2), Expedito Júnior lamentou o que chama de "contradição".

- Se as Forças Armadas estão participando do combate à dengue, como já participam de uma série de outras ações sociais, porque isso não pode constar do texto constitucional? - indagou o parlamentar.

O senador salientou que não se trata de mudar o papel primordial de defesa externa do país atribuído às Forças Armadas pela Constituição, mas de inserir na lei máxima do país o que já consta da Lei Complementar 97, de 1999, que autoriza as chamadas ações sociais civis pelos militares.

- Apelo aos membros da CCJ para que leiam antecipadamente toda a PEC antes de cometerem esse equívoco - disse Expedito Júnior.

O senador também leu ofício enviado pelo governador de Rondônia, Ivo Cassol, ao ministro da Justiça, Tarso Genro, pedindo a ação da Força Nacional e da Polícia Federal no combate a um grupo armado que se autodenomina Liga dos Camponeses Pobres (LCP), supostamente ligado às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Com grande número de combatentes, o grupo atua em Rondônia e cometeu dois assassinatos no dia 28 último. "Estamos diante de eventual crise agrária, de proporções incalculáveis e desatino internacional", diz o governador no ofício.



31/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Expedito Júnior propõe participação das Forças Armadas na assistência aos moradores de rua

Expedito Júnior cobra MP do reajuste dos militares e adverte para o sucateamento das Forças Armadas

CCJ deve convidar ministro da Defesa para discutir projeto que destina recursos para ação social das Forças Armadas

NABOR JÚNIOR ELOGIA INGRESSO DAS FORÇAS ARMADAS NO COMBATE AO NARCOTRÁFICO

CCJ examina projeto que fortalece a ação das Forças Armadas na ajuda a moradores de rua

Vanessa Grazziontin elogia trabalho social das Forças Armadas