Expedito Júnior diz que Rede Amazônica divulga as "mazelas" sociais e indica alternativas para a região



O senador Expedito Júnior (PR-RO) afirmou nesta terça-feira (4), em sessão de homenagem pelos 35 anos de existência da Rede Amazônica de Televisão, que o grupo desempenha papel indispensável no processo de desenvolvimento regional. Segundo ele, a rede, de forma responsável, garante espaço político para divulgar as mazelas sociais da região, procurando discutir e indicar soluções para seus problemas.

- A fundação da Rede Amazônica de Televisão se deu por uma necessidade muito simples: a necessidade da difusão de informações a uma região até então relegada ao ostracismo mais injusto - observou.

O contexto do nascimento do grupo, como salientou, foi marcado pela conscientização para a conquista definitiva da Amazônia para o Brasil. Nesse processo, avaliou, saiu perdendo a visão derrotista que só enxergava "exotismo de vitrine" na região, com vitória dos que defendiam a urgência na adoção de um sistema de comunicação de massas para dar velocidade à pretendida integração.

De acordo com o senador, a rede incorporou, ainda, o sonho de transformar a comunicação de massa em um instrumento de educação, cultura, entretenimento e, sobretudo, de emancipação regional. Assim, deu resposta à missão que lhe foi confiada de desempenhar o papel de "uma casa de prestação de serviços àqueles que defendem as boas causas".

Os avanços tecnológicos alcançados pelo grupo, salientou, envolvem a manutenção de canal de satélite exclusivo para integrar as sucursais dos diversos estados da região. Para demonstrar a ousadia de suas iniciativas, citou ainda a parceria mantida com a rede CNN, dos Estados Unidos, que envolve treinamento de profissionais em coberturas internacionais, inclusive com aprendizagem de línguas. Destacou, ainda, a atuação da Fundação Rede Amazônica, responsável por projetos de capacitação profissional e que já atendeu quatro mil pessoas em diversas áreas.



04/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Mesquita Júnior destaca importância da Rede União para a região amazônica

Para Mozarildo, Rede Amazônica de Televisão integra a Região Norte

NABOR JÚNIOR ELOGIA DESEMPENHO DA REDE AMAZÔNICA DE RÁDIO E TELEVISÃO

JEFFERSON PÉRES: REDE AMAZÔNICA INTEGRA REGIÃO

Botelho diz que Rede Amazônica de Televisão alcança os mais pobres da região

Arthur Virgílio diz que Rede Amazônica é exceção em cenário de indiferença à região