Marco Maciel propõe nomes para Livro dos Heróis da Pátria
O senador Marco Maciel (DEM-PE) apresentou nesta segunda-feira (14) um projeto de lei para a inclusão de seis novos nomes no Livro dos Heróis da Pátria. Os nomes são Francisco Barreto de Menezes, João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros, Henrique Dias, Felipe Camarão e Antônio Dias Cardoso. O senador disse que os escolheu como forma de homenagear grandes heróis brasileiros que se destacaram na luta contra os invasores holandeses.
- Não é por outra razão que o dia 19 de abril passou a ser considerado o Dia do Exército, pois foi o dia da vitória das forças brasileiras contra a presença holandesa em nosso território - disse.
Marco Maciel assinalou que para criar o sentimento patriótico em uma nação é preciso cultuar os seus líderes e os fatos marcantes de sua história. Ele disse que nada seria mais justo que incluir os líderes da insurreição pernambucana contra o domínio holandês, no Livro dos Heróis da Pátria.
Citando Gilberto Freire, o senador disse que "em Guararapes se escreveu com sangue o nome da pátria", porque pela primeira vez houve um sentimento pátrio contra a presença de forças estrangeiras no território brasileiro. Ele salientou que, no caso da vitória contra os holandeses, surgiu o Exército Brasileiro com a união de brancos, negros e índios, que se tornou uma força regular.
Marco Maciel lembrou que os principais chefes militares do movimento de restauração de Pernambuco foram o general Francisco Barreto de Menezes, os senhores de engenho João Fernandes Vieira e André Vidal Negreiros, o africano Henrique Dias, o indígena Felipe Camarão e Antônio Dias Cardoso.
14/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Maciel propõe inscrição do nome de Frei Caneca no Livro dos Heróis da Pátria
Livro dos Heróis da Pátria tem hoje apenas dez nomes
Maciel quer incluir Frei Caneca no Livro dos Heróis da Pátria
Maciel quer inscrever nome de Frei Caneca no Livro dos Heróis da Pátria
Expedito Júnior propõe inclusão de marechal Rondon no Livro dos Heróis da Pátria
CCJ aprova critérios para inscrição no Livro dos Heróis da Pátria