Expedito Júnior registra leilão da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira



O senador Expedito Júnior (PR-RO), em discurso nesta terça-feira (3), registrou a realização do leilão da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia. A disputa foi vencida pelo consórcio Energia Sustentável, composto pelas empresas Suez Energy, Camargo Corrêa e pelas estatais Eletrosul e Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). O consórcio pretende fazer uma modificação à proposta original, elaborada pela Empresa de Pesquisa Energética para "reduzir custos e o impacto ambiental", disse.

A proposta elaborada pela Suez sugere o deslocamento da usina em nove quilômetros do ponto do Rio Madeira onde se prevê originalmente a construção. As adaptações ao projeto original ainda devem ser aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O consórcio, disse o senador, assegura que esse deslocamento diminuirá o impacto ambiental, principalmente pelo fato de que deixarão de escavar 43 milhões de toneladas de rocha.

- A diferença equivale a 537 vezes o volume de concreto do Maracanã - disse.

Caso sejam aprovadas, as mudanças poderão levar o consórcio vencedor a antecipar em quase dois anos o início da operação da Usina de Jirau, além de reduzir os custos em cerca de R$ 1 bilhão.

- É um debate muito positivo, pois estão em discussão temas da maior importância, como a redução do prazo de entrega, do custo da obra e do impacto ambiental. Faço o registro da minha satisfação pelo êxito do leilão da Usina de Jirau e pela forma positiva com que a multinacional Suez anunciou que pretende abreviar custo ambiental, financeiro e prazo de entrega dessa obra tão importante pra meu estado e, principalmente, para o Brasil - disse o senador.

Desaparecida

Expedito Júnior mostrou, ainda em Plenário, a fotografia de uma criança desaparecida há 16 dias da cidade de Alto Paraíso do Oeste, em seu estado. A menina Janaína, de 10 anos, saiu de bicicleta para ir à padaria e não voltou mais para casa. Ele fez um apelo para a aprovação do PLS 211/04, de autoria da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), que cria Sistema Nacional de Cadastro de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, e mencionou emenda de sua autoria que obriga as TVs públicas a veicularem imagens dessas crianças.



03/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rio Madeira sofre segundo desvio por construção da Usina Hidrelétrica Jirau

Operários encerram greve na Usina Hidrelétrica de Jirau

Primeira usina hidrelétrica do Rio Madeira entra em operação

Alvaro Dias pede à Aneel suspensão de leilão da Usina de Jirau

Expedito Júnior diz que Cassol não pode ser responsabilizado pela invasão de Jirau

Patrocínio comunica leilão para concessão e construção de usina hidrelétrica em Tocantins