Experiência bem sucedida de controle social ajuda a evitar irregularidades



O Mato Grosso é um dos cinco estados que conhecem todas as obras públicas tocadas em seu território, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop). Os outros são os três estados da região Sul e mais o Piauí. Em julho de 2008, o tribunal de contas mato-grossense estadual conseguiu implantar um sistema informatizado preparado para receber imagens digitalizadas, com as coordenadas geográficas e fotos de satélite, no caso de obras de grande vulto. Desde então, 3.474 obras foram cadastradas, totalizando R$ 1,7 bilhão.

As prefeituras, as câmaras de vereadores e os órgãos da administração indireta enviam todas as informações, desde o aviso de licitação até o recebimento final da obra, inclusive com fotos georreferenciadas que permitem monitorar à distância o estágio do empreendimento, como explicou ao Jornal do Senado a coordenadora do núcleo de engenharia do TCE-MT, Narda Consuelo Silva.

Além de facilitar o trabalho de auditoria do tribunal - quando a equipe se desloca para o local, já possui dados mais seguros que auxiliam na fiscalização -, o sistema viabiliza o controle social. Alojado na página www.tce.mt.gov.br, o Geoobras, como é intitulado, garante o acesso do cidadão aos dados sobre as obras, com a possibilidade inclusive de ajudar na fiscalização colocando fotos. Pela ouvidoria do tribunal, ele pode encaminhar sua avaliação, dúvidas e denúncias.

Com mais transparência e participação da sociedade, o sistema implantado pelo TCE-MT induziu as prefeituras a aprimorarem seus controles sobre as obras nos municípios, apontou Consuelo Silva como a grande contribuição do Geoobras.

Cíntia Sasse / Jornal do Senado



14/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá diz que Fundef é política de inclusão social bem-sucedida

Marina Silva oferece experiência social do Acre

Metrô ajuda a evitar emissão de poluentes na atmosfera

Rosalba propõe criação de conselho para evitar irregularidades em programas habitacionais

Lúcia Vânia diz que experiência na área social não deve ser descartada

Novo ministro dos Transportes diz que vai fazer ajustes em nomes e processos para evitar irregularidades