Experiência brasileira será debatida em seminário internacional



“A inclusão social como ferramenta para a igualdade de oportunidades” é o tema que será apresentado pelo secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim, durante o Seminario Internacional de Seguridad Social – Protección Social, inclusión y equidad, que acontece em Buenos Aires. Rolim apresenta a experiência brasileira nesta quarta-feira (31).

O secretário vai expor as políticas de inclusão previdenciária utilizadas no Brasil, mostrando como funciona o modelo brasileiro, com os avanços e seus desafios. “Esperamos que a experiência brasileira possa ajudar no avanço das políticas de previdência de outros países”, disse Rolim.

No evento, serão apresentados dados que revelam a importância dos recursos investidos pela Previdência no combate à pobreza. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD-2009), quase 30% dos brasileiros viviam abaixo da linha da pobreza. Não fossem as transferências previdenciárias e assistenciais, este percentual seria de em média 42,2%. Esses números representam uma redução de 12,5 pontos percentuais no nível de pobreza. 

O objetivo do seminário é analisar e compartilhar as experiências dos diferentes regimes de proteção social em outros países. Os organizadores esperam que o debate ajude na tomada de decisões sobre políticas futuras.

Autoridades em previdência e seguridade social de diversos países participam do seminário, debatendo diferentes abordagens sobre o tema.


Fonte:
Ministério da Previdência



30/08/2011 16:19


Artigos Relacionados


Experiência brasileira em políticas sociais será levada a conferência internacional na África do Sul

Conferência internacional de sustentabilidade mostra experiência brasileira

Grupo internacional compartilha experiência brasileira com dados abertos

Seminário internacional traz experiência de outros países para Copa 2014

Seminário internacional vai debater experiência de outros países na reforma de códigos processuais

Organização internacional conhece experiência brasileira de segurança alimentar e energias renováveis