Exploração sexual: estabelecimento que hospedar menor sem autorização poderá ser fechado



O Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (16), substitutivo da Câmara ao projeto de iniciativa da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre a Exploração Sexual, o PLS 255/04, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para estipular punição ao hotel, pensão, motel ou congênere que hospedar criança ou adolescente desacompanhado dos pais ou responsáveis, ou sem autorização. A matéria vai a sanção presidencial.

O texto aprovado estipula, como penalidade inicial, o pagamento de multa. Em caso de reincidência, além do pagamento da multa a Justiça poderá determinar o fechamento do estabelecimento por um prazo de até 15 dias. Se o hotel, pensão ou motel infringir de novo a lei, e isso for comprovado, ele será definitivamente fechado e terá sua licença de funcionamento cassada.

- Trata-se de medida necessária, urgente e oportuna. Necessária porque a impunidade viceja quando a vítima é a criança, realidade que torna punição e defesa ações assemelhadas. A medida irá ajudar a proteger cerca de meio milhão de crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual, prática disseminada em todas as regiões do país - justifica a relatora Fátima Cleide (PT-RO), em seu parecer aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.



16/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Exploração sexual de menor pode se tornar crime hediondo

Exploração sexual de menor pode se tornar crime hediondo

SENADO DEVE MUDAR ESTATUTO DO MENOR PARA INCLUIR CRIME DE EXPLORAÇÃO SEXUAL

Fundo penitenciário poderá beneficiar vítima de exploração sexual

Código Penal poderá prever novo tipo de crime sexual contra menor

CDH poderá votar projeto que declara a perda de bens usados na exploração sexual de crianças e adolescentes