Exportadores ganham mais um ano de isenção de impostos na compra de insumos



O governo prorrogou por mais um ano o programa Drawback Integrado Suspensão, que consiste na isenção de cinco impostos e contribuições na compra de insumos, importados ou não, por empresas que destinam sua produção para o mercado externo.

A extensão do prazo foi determinada pela Lei 12.453, publicada na última sexta-feira (22) no Diário Oficial da União. O Artigo 8º da lei permite que as concessões de drawback – vencidas este ano – sejam estendidas, em caráter excepcional, por mais um ano.

O texto aprovado pelo Congresso Nacional, no fim do mês passado, reafirma a suspensão de cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), do Imposto de Importação, do Programa de Integração Social (PIS), da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A isenção ampara cerca de 25% das exportações brasileiras, e “é um incentivo para que nossos produtos cheguem ao mercado externo de forma mais competitiva”, disse o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

Inicialmente previsto para funcionar durante os anos de 2008 e de 2009, o Drawback Integrado Suspensão está sendo prorrogado pela terceira vez, o que dá vida útil de cinco anos ao programa - regime especial destinado a que as empresas cumpram a condicionante de exportar o produto acabado.


Fonte:
Agência Brasil



25/07/2011 11:25


Artigos Relacionados


Isenção de impostos para compra de cadeiras de rodas passa na CDH

Saúde economiza mais de R$ 600 milhões na compra de medicamentos e insumos

Isenção de impostos para compra de equipamentos fotográficos será examinada na CAE

Exportação de produtos brasileiros é fortalecida com isenção de impostos por mais 1 ano

ODACIR PROPÕE ISENÇÃO DE IMPOSTOS FEDERAIS PARA IDOSOS COM MAIS DE 70 ANOS

Norte e Nordeste ganham mais prazo de isenção do adicional de frete da Marinha Mercante