Isenção de impostos para compra de equipamentos fotográficos será examinada na CAE



A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou nesta quarta-feira (18) o PLS 342/11, projeto de lei que beneficia temporariamente fotógrafos profissionais com a isenção de vários tributos na compra de equipamentos e materiais. Agora, a matéria será examinada pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE).

O autor da proposta é o senador José Agripino (DEM-RN). Ele argumenta que os tributos dificultam a compra de materiais e equipamentos fotográficos mais sofisticados, parte deles disponível somente no exterior.

Para os produtos que forem importados – mas somente quando não houver similar nacional –, o projeto prevê isenção de Imposto de Importação; Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep); e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Já para os produtos adquiridos no Brasil, o projeto prevê isenção de IPI, PIS/Pasep e Cofins.

Todos esses benefícios seriam temporários, aplicando-se apenas às compras cujos “fatos geradores” ocorram até 31 de dezembro de 2017 (fato gerador é aquele que cria a obrigação jurídica de se pagar um tributo).

Requisitos

Para ser beneficiado, o comprador teria de atender a uma série de exigências. Uma delas é que os produtos adquiridos se destinem exclusivamente ao exercício da profissão. Outra é que o beneficiário comprove sua atividade por meio de inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como contribuinte individual ou empregado com carteira assinada, ou, se for o caso, como servidor público sujeito a regime próprio de previdência social. Também seria necessário comprovar regularidade fiscal em relação a tributos e contribuições de competência da União.

O projeto exige ainda a manifestação, “pela repartição administrativa que o regulamento indicar, sobre a adequação, ao desenvolvimento do trabalho do profissional, dos equipamentos e materiais importados ou adquiridos no mercado interno, quanto a sua natureza, quantidade e qualidade”.

A proposta contou com relatório favorável do senador João Claudino (PTB-PI). O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) atuou como relator ad hoc.

Na CAE, essa matéria será examinada em caráter terminativo.



18/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vai à CAE projeto que concede isenção tributária na compra de equipamentos fotográficos

Isenção de IPI na compra de equipamentos para agricultura familiar é aprovada na CAE

Isenção de impostos para compra de cadeiras de rodas passa na CDH

CCT debate isenção de impostos sobre equipamentos de Medicina Nuclear

Aprovada pela Câmara, MP que adia recolhimento de impostos será examinada agora pelo Senado

Exportadores ganham mais um ano de isenção de impostos na compra de insumos