Exposição no Senado mostra arte feita com miriti



Mais de mil peças de artesanato confeccionadas com a palmeira miriti estão em exposição no Salão Branco do Congresso Nacional. A exposição "Miriti: Arte da Amazônia" é uma iniciativa do senador José Nery (PSOL-PA) e será aberta na tarde desta quarta-feira (16), podendo ser visitada até a próxima terça-feira (22).

A mostra conta com a participação de artesãos do município de Abaetetuba (PA), cidade que originou a arte que utiliza o muriti - material conhecido como isopor da Amazônia. A maior parte da exposição apresenta brinquedos feitos com a palmeira. Uma das atrações da exposição é uma casa feita de miriti coberta com palha que vai apresentar um pouco da vida do caboclo amazônico que vive nas regiões ribeirinhas do Pará. A mostra ainda apresenta as origens do miriti e o processo de transformação até o produto artístico final.

Uma das finalidades da exposição, disse o senador José Nery, ao propor a mostra, é indicar a possibilidade de produzir artesanato de qualidade, sem prejudicar o meio ambiente, pois as peças são feitas com parte da folhagem da palmeira, sem que a árvore seja prejudicada. Produzidas de forma sustentável, as peças têm conquistado reconhecimento internacional.

A arte do miriti também será ensinada a alunos das escolas públicas e privadas do Distrito Federal, por meio de oficinas demonstrativas. A mostra é realizada pelo Senado Federal com apoio da Associação de Artesãos de Miriti de Abaetetuba (Asamab), da Associação Arte em Miriti de Abaetetuba (Miritong), Governo do Pará e da Prefeitura Municipal de Abaetetuba.



16/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery elogia exposição 'Miriti: Arte da Amazônia'

Paço Imperial reabre com exposição que mostra 100 anos de arte no Brasil

Exposição 'Fazendo Arte na Febem' mostra trabalhos artísticos de internos da Fundação

Senado recebe exposição de arte naïf

Aberta no Senado exposição de arte de portadores da síndrome de Down

Arte ambientalmente consciente ganha exposição no Senado