Paço Imperial reabre com exposição que mostra 100 anos de arte no Brasil
O Centro Cultural Paço Imperial, no Rio de Janeiro, reabriu suas portas ao público após as obras de reforma e modernização. O espaço voltou a funcionar nessa quinta-feira(17), com a abertura da exposição 1911-2011 Arte Brasileira e Depois. O acervo da Coleção Itaú apresenta 186 obras de 137 artistas que dão um panorama da produção artística realizada no País nos últimos cem anos.
Na produção, o visitante percorre seis módulos que traçam o caminho percorrido pela arte brasileira desde as primeiras décadas do século passado até hoje. A mostra já está aberta à visitação pública e permanece em cartaz até 12 de fevereiro de 2012.
Com um espaço arquitetônico privilegiado, o Paço Imperial tornou-se, desde a sua restauração na década de 1980, um centro de exposições e eventos que preserva a memória histórica e incorpora as inovações da cultura brasileira. Construído em 1743, foi usado como Casa dos Vice-Reis do Brasil. Com a chegada da corte de D. João VI ao Rio de Janeiro, e a elevação da colônia à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves, o Paço se transformou em sede dos governos do Reinado e do Império. Após a Proclamação da República, o prédio foi a sede dos Correios e Telégrafos. Tombado pelo Iphan em 1938, o espaço é hoje é um dos marcos da história cultural do Rio de Janeiro.
Fonte:
Iphan
18/11/2011 15:31
Artigos Relacionados
CRE DEBATE MOSTRA SOBRE 500 ANOS DE ARTE NO BRASIL
MOSTRA SOBRE 500 ANOS DE ARTE NO BRASIL É TEMA DE DEBATE NA CRE
BNDES aprova R$ 2,9 milhões para reforma do Paço Imperial do Rio de Janeiro
MOSTRA DE ARTE BRASIL 500 ANOS ESTÁ EM FASE FINAL DE CONCEPÇÃO
Exposição no Senado mostra arte feita com miriti
Exposição 'Fazendo Arte na Febem' mostra trabalhos artísticos de internos da Fundação