José Nery elogia exposição 'Miriti: Arte da Amazônia'
Em pronunciamento nesta quinta-feira (17), o senador José Nery (PSOL-PA) registrou a abertura da exposição "Miriti: Arte da Amazônia", em cartaz até o próximo dia 22 no Salão Branco do Congresso Nacional (na Chapelaria). O horário de visitação vai das 9h30 às 17h, inclusive durante o sábado (19) e o domingo (20). A mostra reúne objetos decorativos e brinquedos feitos com a fibra da palmeira miriti por famílias de artesãos do município paraense de Abaetetuba, localizado a 51 quilômetros de Belém.
A maioria das peças reproduz temas ligados ao universo amazônico, como embarcações, animais e símbolos da procissão católica do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizada anualmente no segundo domingo do mês de outubro, em Belém do Pará. O visitante da exposição também poderá conhecer uma casa feita de miriti e palha onde os artesãos exibem o processo de fabricação das peças expostas, que podem ser encomendadas e adquiridas a preços módicos.
Esta é a primeira vez que os artesãos de Miriti expõem seus trabalhos no Congresso Nacional, ressaltou José Nery. O senador disse que o miriti, também conhecido buriti em algumas regiões brasileiras, é uma palmeira "abençoada", que pode ser associada à Abaetetuba, cidade onde o parlamentar reside há 25 anos, embora seja cearense de nascimento.
- [Os artesãos] nos dão um grande exemplo de como a arte pode dignificar a pessoa, gerar renda, fortalecer e afirmar nossas raízes culturais. A exposição representa um pouco da alma, da criatividade, da inventividade do povo paraense - afirmou.
Em aparte, Eduardo Suplicy (PT-SP) disse ter ficado "impressionado" ao conhecer o trabalho dos artesãos de Abaetetuba. Ele disse que os brinquedos e objetos coloridos da mostra devem agradar principalmente as crianças.
- Levarei alguns para os meus cinco netos - disse Suplicy, após recomendar uma visita à exposição.
Ao concluir seu discurso, José Nery disse que a arte popular também poderá fortalecer a política do turismo no Pará, estado que conta com uma variedade de belezas naturais como praias de rios e florestas. O senador destacou ainda a participação dos artesãos de Abaetetuba na Feira de Agricultura Familiar, realizada atualmente em Brasília. Os artesãos também participarão da Feira Internacional de Turismo da Amazônia, que será realizada no Hangar Centro de Convenções, em Belém, de 12 a 15 de outubro deste ano.
A exposição "Miriti: Arte da Amazônia" é realizada pelo Senado Federal, por iniciativa de José Nery, com apoio da Associação dos Artesãos de Miriti de Abaetetuba (Asamab), da Associação Arte Miriti (Miritong), do governo do Pará e da Prefeitura Municipal de Abaetetuba.A mostra foi aberta na quarta-feira (16), com a presença dos senadores Augusto Botelho (PT-RR), Eduardo Suplicy (PT-SP), Cristovam Buarque (PDT-DF), Romeu Tuma (PTB-SP), Mário Couto (PSDB-PA), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Serys Slhessarenko (PT-MT), Jayme Campos (DEM-MT) e Heráclito Fortes (DEM-PI), além da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), e da prefeita de Abaetetuba, Francinete Carvalho.
17/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Exposição no Senado mostra arte feita com miriti
José Nery convida para o Festival do Miriti
Sarney elogia exposição de arte sacra
José Nery: aliança do governo com agronegócio gera devastação na Amazônia
Jose Nery defende novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia
José Nery registra encontro da SBPC que terá como tema a Amazônia