Exposição traz fotos do cerrado para o Senado



Em comemoração ao Dia do Cerrado, celebrado nesta terça-feira (11), a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle (CMA) inaugurou, na Biblioteca do Senado, a exposição Cerrado Vivo. Promovida pela Embrapa a mostra reúne fotos produzidas pelos próprios funcionários da empresa e selecionadas por meio de um concurso interno. A exposição estará aberta à visitação pública até o dia 28.

Na abertura da exposição houve ainda o lançamento de dois livros sobre o cerrado. Arborização Urbana no Distrito Federal - História e espécies do cerrado, editado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), mostra espécies nativas do cerrado identificadas pela empresa. Já o livro Vida: Uma poesia ao cerrado, traz fotos do cerrado e textos da poetisa Cora Coralina e do jornalista e poeta Reynaldo Jardim.

Presente na abertura da exposição, o presidente da Novacap, Nilson Martorelli, destacou a importância de se recuperar o bioma do cerrado, que já tem mais de 50% de sua área comprometidos. Ele destacou o trabalho da empresa na recuperação de mudas nativas para plantio – hoje, a Novacap produz mudas de mais de cem espécies do cerrado.

Já o diretor da Embrapa Cerrados, José Roberto Perez, disse que a preservação do meio ambiente deixou de ser apenas uma palavra de ordem para tornar-se uma exigência da sociedade. Para ele, a adoção de um novo modelo de economia agrícola, sustentável e de respeito à biodiversidade é o caminho para o desenvolvimento do país.

Biotecnologia

Para o presidente da CMA, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), graças a sua biodiversidade, o cerrado pode representar uma papel importante no desenvolvimento da biotecnologia, seja para o abastecimento de alimentos, de biocombustíveis ou adoção de uma agricultura competitiva.

- A defesa do cerrado é uma questão de bom senso e de visão de futuro – defendeu o senador, afirmando ser um “apaixonado pelo cerrado”.

Também estiveram presentes à solenidade os senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Inácio Arruda (PCdoB-CE); o diretor do Jardim Botânico de Brasília, Jeanitto Gentilini; o secretário de Meio Ambiente do DF, Eduardo Brandão; e o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Cavalcanti.

O evento desta terça-feira foi promovido pela CMA em parceria com a Embrapa, o Jardim Botânico de Brasília e a Novacap. Ainda como comemoração do Dia do Cerrado, a CMA realiza na quinta-feira (13) audiência pública para debater a realidade do bioma, a partir das 15h30, no auditório Petrônio Portela.

Sementes

Durante a abertura da exposição, o Senado Verde, programa de conscientização ambiental do Senado Federal, distribuiu aos convidados sementes de caroba, árvore típica do cerrado, conhecida por produzir uma flor roxa. Ao todo, cerca de 200 sementes serão entregues aos visitantes que vierem ao Congresso Nacional e aos que participarem da audiência pública de quinta-feira.



11/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Exposição de fotos mostra importância da água no Cerrado

Memorial traz exposição com fotos mais marcantes de 2007

Senado inaugura exposição '100 fotos de 2012'

Exposição de fotos abre projeto Talentos do Senado

Senado abre exposição com fotos marcantes de 2013

Vídeo | Exposição no Senado mostra '100 fotos de 2012'