Falta de acordo impede votação de projeto sobre extensão rural



A falta de acordo entre a oposição e o Ministério do Desenvolvimento Agrário impediu a votação, nesta terça-feira (8), do projeto de lei da Câmara (PLC 219/09) que cria a Política Nacional de Assistência Técnica e Rural para Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater) e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pronater).

De acordo com o líder dos Democratas, senador José Agripino (RN), um artigo do projeto abriria espaço para que organizações não governamentais atuassem no âmbito das Ematers (Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural). Uma negociação teria sido iniciada com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, que chegou a encaminhar aos senadores um documento com os termos de um acordo.

No entanto, informou Agripino, o senador Gilberto Goellner (DEM-MT), especialista no assunto, lhe havia solicitado que sobrestasse a apreciação da matéria, já que não havia tido tempo de tomar uma posição sobre o documento.

- O acordo não está firmado - disse Agripino.

Antes do adiamento da votação para a quarta-feira, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) lembrou a importância dos técnicos rurais para a produtividade da pequena agricultura.

- Aprovar essa matéria é aprovar o que nos diferencia - disse.

Venezuela

A falta de acordo para a apreciação do PLC 219/09 - que tramita em regime de urgência constitucional e, portanto, tranca a pauta -, impediu a votação de outros projetos de lei sobre os quais tanto o governo como a oposição esperavam deliberar na sessão desta terça. Ambos haviam apontado suas prioridades numa pauta de 71 itens, mas o trancamento só permitiu a votação de requerimentos e de um projeto de decreto legislativo.

A expectativa dos senadores era a de limpar a pauta nesta terça para que a sessão desta quarta-feira (9) fosse exclusivamente destinada à discussão do polêmico protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul. Os líderes da oposição haviam inclusive solicitado o adiamento da votação na última semana, justamente para que houvesse tempo suficiente para a apresentação de todos os argumentos contrários e favoráveis.

Nesta quarta-feira, portanto, os parlamentares terão uma extensa agenda de trabalhos, já que na quinta-feira uma nova medida provisória passará a trancar a pauta.



08/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Falta de acordo impede votação de requerimentos

Falta de acordo impede votação de créditos orçamentários

Falta de acordo impede votação de créditos suplementares

Falta de acordo impede votação de MP e tranca a pauta do Senado

Falta de acordo impede votação da MP de ajuda a Santa Catarina na CMO

Falta de acordo impede votação de MP e pauta permanece trancada