Falta de recursos prejudica a população do Vale dos Sinos
Autoridades da área da saúde de São Leopoldo pediram na reunião de ontem da Comissão de Saúde que seja aumentado o valor dos repasses da Secretaria Estadual da Saúde para exames laboratoriais e tomografias computadorizadas no município. O secretário-substituto do município, Sérgio Braga de Mello, disse que o Laboratório Público Municipal existente não atende em sua total capacidade pois utiliza apenas 70% do seu potencial. "Queremos ampliar o atendimento para exames ambulatoriais e tomografias computadorizadas, mas precisamos que a Secretaria Estadual aumente o repasse dos recursos". O secretário justificou dizendo que são realizados uma média de R$ 8 mil exames por mês e a verba repassada pela secretaria cobre apenas 10% da demanda.
Já o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Saúde, Gilberto Barrichello, assegurou que "em dois anos o governo do Estado já repassou mais de R$ 3 milhões para o município, ou seja nós duplicamos os investimentos na área da saúde". Para o representante do Ministério Público Federal, Derocy Cirillo da Silva, as relações entre o Conselho Municipal de Saúde e a prefeitura devem ser ampliadas e repensadas, pois "é hora da comunidade discutir saúde como uma coisa séria e não como algo utópico debatido dentro dos partidos políticos", alertou.
O presidente da Comissão, deputado Eliseu Santos (PTB), avaliou como positiva a reunião, dizendo que as informações recebidas demonstram que o governo do Estado está interessado em resolver o problema do repasse de recursos para o município. "Estou acompanhando atentamente este problema, pois devemos encontrar uma solução viável para todos, porque a população de São Leopoldo não pode ser prejudicada, ficando sem este atendimento.", concluiu o parlamentar.
Participaram da reunião os deputados Osmar Severo (PTB), José Farret (PPB), Jorge Gobbi (PSDB) e Edson Portilho (PT).
05/24/2001
Artigos Relacionados
A falta de recursos na saúde está prejudicando a população do Vale dos Sinos
Uergs terá ato público no Vale dos SInos
Delegado diz que há poucos policiais no Vale dos Sinos
Mozarildo: SUS sofre com desvio de recursos, falta de médicos e envelhecimento da população
Discutido Centro de Juventude para o Vale dos Sinos
Deputados unem-se em defesa da Uergs no Vale do Sinos