Sergipe e Alagoas recebem cisternas e capacitação para manusear o reservatório



O Programa Água para Todos já beneficiou 270 famílias com a instalação de cisternas na região do semiárido em Sergipe e Alagoas

O programa Água para Todos chega nesta semana à dois estados do semiárido brasileiro com instalação de cisternas. Em Sergipe, o programa vai beneficiar 70 famílias dos municípios de Canindé, Itabi e Gararu. Já em Alagoas, o programa tem a previsão de instalar 200 cisternas de consumo no município de Craíbas.

Em Alagoas, as famílias que receberão as cisternas serão capacitadas para utilizar o reservatório de maneira adequada para o consumo. Neste período os municípios contemplados são: Lagoinha, Olho D'Água, Lameirão e Povoado Pedrão, no município de Delmiro Gouveia.

Até o momento 3.939 famílias foram beneficiadas com a instalação de cisternas, e 7.287 beneficiários já estão validados para receberem o equipamento, o que corresponde a 98% da meta inicial do programa para o estado.

Em Sergipe as atividades de capacitação, cadastramento e validação de famílias serão realizadas nos municípios de Propriá, Canindé do São Francisco, Nossa Senhora de Lourdes e Capela. Canindé ainda receberá a fiscalização de calhas já instaladas, e em Porto da Folha a fiscalização será das cisternas. Até agora foram instaladas 1.110 cisternas, e o estado possui 1.760 beneficiários validados.

Balanço do programa

Em sua área de atuação, a A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Franscisco e Parnaíba (Codevasf) já instalou 22.429 cisternas em 38 municípios, em áreas rurais prioritariamente situadas no semiárido nordestino brasileiro.

Para receber a cisterna é necessário estar cadastrado no Cadastro Único – CadÚnico. O benefício segue uma ordem de prioridades, que é destinada àqueles que moram no semiárido, em áreas rurais, em situação de pobreza e extrema pobreza associada à carência de acesso à água com renda de até R$ 140,00 e também aos aposentados que, mesmo possuindo renda no valor citado, deve viver, exclusivamente, da renda da previdência.

O Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacionale integra o Plano Brasil Sem Miséria.

Leia mais:
Piauí e Bahia recebem cisternas e capacitação para o manuseio do reservatório
Conheça o Plano Nacional de Recursos Hídricos
Lei permite crédito para produtores em municípios atingidos por desastres
Investimentos reduzem impactos da estiagem no País

Fonte:
Codevasf




26/09/2012 17:27


Artigos Relacionados


Piauí e Bahia recebem cisternas e capacitação para o manuseio do reservatório

Famílias rurais recebem 380 cisternas em Alagoas

Alagoas e Minas Gerais são contemplados com cisternas do Água para Todos

MDS entrega mais de 400 cisternas em Alagoas

Famílias de Alagoas são beneficiadas com a instalação de cisternas

Cisternas de abastecimento de água chegam à área rural de Alagoas