Fatec Jaboticabal purifica açúcar sem usar produtos químicos
Técnica reduz significativamente os resíduos no açúcar e pode ser aplicada em escala industrial
Um projeto da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Jaboticabal elimina o uso de produtos químicos no processo de retirada de impurezas do açúcar, a chamada clarificação, procedimento feito antes do consumo residencial e industrial.
A ideia é de Marcelo Henrique Armoa, professor do curso de Tecnologia em Biocombustíveis, que conduz o processo junto com alunos. Armoa desenvolveu uma membrana de vidro cuja porosidade pode ser regulada para mais ou para menos, possibilitando a retenção de impurezas. Nas grandes indústrias, o processo de clarificação do açúcar é feito com produtos químicos.
Na Fatec, a clarificação do açúcar é artesanal. A cana é moída para obtenção da garapa e o caldo, filtrado na membrana de vidro até chegar a um nível máximo de transparência e viscosidade - quanto maior a transparência e menor viscosidade, melhor o produto. Só depois desse procedimento, o açúcar é refinado.
Segundo Armoa, a técnica desenvolvida na Fatec reduz significativamente os resíduos no açúcar e pode ser aplicada em escala industrial. "Temos observado que a redução de microrganismos chega a 70% em relação ao método tradicional, resultando em um açúcar mais limpo, sem o uso de química, o açúcar orgânico", conta. A implantação do método resultaria não apenas em um produto mais natural, mas, a médio e longo prazo, em redução de custo, já que a matéria-prima é mais barata.
Do Portal do Governo do Estado
08/22/2012
Artigos Relacionados
Identificação de produtos químicos é tema na Rio+20
Operação desarticula grupo que desviava produtos químicos
Gestão segura de produtos químicos é tema de seminário
Aprovado controle sobre fabricação de produtos químicos
Brasil participa de convenção sobre produtos químicos na Suíça
Cientistas dizem que uso de produtos químicos aumenta destruição da camada de ozônio